Treinamento

Saiba como melhorar suas bolas de fundo

Forehands e backhands não precisam apenas de direção


Se você tem praticado drills, então seu jogo de fundo de quadra já deve estar incomodando muita gente. Poder trocar várias cruzadas e de repente meter uma boa paralela atrapalha o jogo até de quem tem mais tempo de quadra do que você. É importante saber variar a direção das bolas de fundo e o único jeito de adquirir confiança neste quesito é treinar e treinar - com um professor, um parceiro, ou até no paredão. Mas mesmo colocar as bolas nos cantos deixa de ser uma vantagem se ela é lenta e curta (embora haja bolas curtas e cruzadas eficientes).

Por mais que muitos (e muitas) tenistas se conformem em buscar a vitória sem sair do fundo de quadra, o natural do tênis é preparar os pontos para matá-los à rede. Se você está próximo à rede, logicamente sua bola chegará mais rápido à quadra do adversário, explorando melhor os buracos deixados por ele. Mesmo que você não defina o ponto neste primeiro golpe, chamado de approach, ou aproximação, terá grande possibilidade de defini-lo no lance seguinte, quando seu adversário será obrigado a bater uma bola na corrida, sem o tempo e o posicionamento ideais.

E o melhor jeito de fazer com que seu adversário lhe dê uma bola curta é dar uma bola bem comprida pra ele.

Além da área de saque
É óbvio que se fosse possível jogar todas as bolas em cima da linha, seria ótimo, mas é impossível até mesmo para os profissionais. O fenomenal Bjorn Borg já dizia que quando sua bola caía sobre a linha era porque ele tinha errado o golpe, pois a jogava para que caísse um metro dentro da quadra. Ele se referia, evidentemente, ao risco de buscar as linhas, pois um pequeno erro de cálculo já faz a bola sair.

Você tem o direito de me perguntar, agora: Então, jogar a bola a um metro da linha de base do adversário, já está bom? Ora, está ótimo e lhe explico porquê: o espaço entre a linha de saque e a linha de fundo é 5,43m. Parece muito, mas muitas vezes mal conseguimos fazer com que a bola batida do fundo ultrapasse a linha de saque (que fica a 6,45m da rede). Então, vamos ser realistas e trabalhar com um drill viável.

Comece apenas com a preocupação de fazer a bola cair além da linha de saque. Você e um parceiro, cada um no meio de sua quadra, a cerca de um metro atrás da linha de base, trocando bolas com o forehand e backhand (uma seqüencia com cada um, ou alternados). Para motivar mais, tentem chegar até dez trocas sem errar.

Só quando estiverem conseguindo bater 80% das bolas além da linha de saque é que se pode passar para o outro estágio, que é tentar atingir a última metade da área entre a linha de saque e a linha de base. Coloque tubos de bola, as tampas dos tubos de bola, cones ou aros de plástico para demarcar essa metade e continue o treino. Poderá parecer fácil, pois sobrará uma área de 2,70m para jogar a bolinha, mas na prática você verá que é preciso antecipação, equilíbrio e controle para manter uma série de 10 trocas sem erro.

Eu já me dou por satisfeito e lhe mando um caloroso abraço se você chegar a este estágio. Porém, se quiser um desafio maior, vá até a linha de fundo e dê um passo largo para dentro da quadra. Marque essa distância (cerca de um metro) nos dois fundos de quadra e prepare-se para um drill que poderá melhorar muito o seu nível de jogo.

Odir Cunha

Publicado em 7 de Janeiro de 2016 às 10:33


Notícias