Coluna Fisioterapia e Reabilitação

A rotina de um fisioterapeuta no circuito profissional de tênis

Curiosidades sobre o dia-a-dia em vários níveis de torneio


Foto: Arquivo

Olá amigos tenistas, meu nome é Fábio Oliveira, sou fisioterapeuta, PhD em reabilitação e, desde 2011 sou fisioterapeuta do circuito profissional de tênis. Atualmente, sou personal physio do tenista Radu Albot. Neste primeiro artigo na coluna sobre fisioterapia, vou abordar alguns temas e curiosidades sobre a rotina dos fisioterapeutas.

É comum vermos os tenistas profissionais sendo atendidos em quadra durante um jogo. Seja por dores nas costas, nos ombros, ou qualquer outro acometimento físico, o fisioterapeuta, também simplesmente chamado “fisio”, é o primeiro contato do tenista quando o assunto é incapacidade física ou saúde corporal. No entanto, poucas pessoas conhecem a fundo o trabalho dos fisios do circuito profissional de tênis. Por esse motivo, eu trago aqui uma breve representação da rotina de um fisio de torneios de tênis profissional.

O primeiro ponto a ser destacado é que existem 2 tipos de fisios atuando no circuito profissional de tênis: (1) o fisioterapeuta do torneio, que é o responsável pela assistência de todos os jogadores inscritos na competição e pelas assistências em quadra; e (2) o fisio particular de um jogador, também chamado de “personal physio” (que será abordado em uma outra oportunidade). 

O segundo ponto que precisa ser levado em conta é que a rotina do fisio do circuito profissional varia conforme o nível da competição em que ele está cobrindo. Torneios do circuito ITF WorldTennis Tour ($15/25K) tendem a ser mais exaustivos em comparação à torneios maiores como Challengers, ATP250 ou WTA250. Quanto maior o nível da competição, menos “corrida” é a rotina do fisio.

A rotina do fisio de torneios profissionais é bastante diferente da rotina em clínicas, tendo, portanto, seus prós e contras. As longas jornadas de trabalho, os eventuais debates com uma grande variedade de pessoas e profissionais, bem como a necessidade de amplo conhecimento das regras para assistência em quadra, experiência clínica e confiança como fisio, tornam a rotina do fisio bastante desafiadora. 

Diariamente, o fisio é um dos primeiros a chegar no local de competição (muitas vezes, o primeiro). A recomendação oficial é que o fisio esteja presente no local de competição, pelo menos 1 hora e meia antes da primeira partida, de forma a contribuir na preparação pré-jogo dos tenistas envolvidos nas primeiras partidas do dia. 

Após sua chegada no local de competição, o fisio permanece em sua base: a “physio room”. Ali, o fisio permanece durante todo o dia prestando variadas assistências aos tenistas, seja antes, durante ou após os jogos. Como, por exemplo, preparação pré-jogo (aquecimento, alongamentos, curativos, aplicação de bandagem etc.), avaliação clínica e funcional, atividades de recuperação pós-jogo, elaboração de programas de reabilitação e prevenção, orientações/aconselhamentos gerais sobre lesões, e opções de tratamentos para as situações específicas de cada atleta.

Quando chamado através do walkie-talkie, o fisio se dirige à quadra o mais rápido possível, presta toda a assistência requerida ao jogador em quadra, e retorna à sua base rapidamente, visto que possivelmente um outro jogador estará na physio room à espera de tratamento.


Foto: Arquivo

Em alguns torneios ITF, as assistências na physio room podem ser suspensas durante o horário de almoço. No entanto, como a assistência em quadra é um serviço ininterrupto, o fisio não tem horário de refeições definido. Nesses casos, as refeições são feitas entre uma assistência e outra, sempre com atenção máxima ao walkie-talkie. Caso o fisio seja chamado à quadra, ele deve interromper a sua refeição e se dirigir, imediatamente, à quadra. É exatamente esta função que dá mais visibilidade ao trabalho do fisio dos torneios profissionais.

Para manter a physio room sempre disponível para os jogadores e visando também reduzir a sobrecarga individual de trabalho, as equipes de fisioterapia são geralmente compostas por, pelo menos, 2 fisios. A ideia central é que enquanto um fisio presta assistência à um jogador na physio room, o outro se encarrega da assistência em quadra. É possível que os 2 fisios sejam chamados à quadra simultaneamente. Sempre que isso acontece a assistência na physio room é interrompida, pois a assistência em quadra é sempre prioritária.

Ainda assim, vale frisar que em torneios ITF $15/25K é muito comum a presença de apenas 1 fisio, o que torna a rotina do fisio altamente movimentada. Já em torneios níveis de elite, é muito comum ter pelo menos 2 fisios da organização (ATP/WTA) + 1 ou 2 fisios locais, credenciados pelas entidades.

A carga horária do fisio de um torneio profissional é de 12 à 14 horas/dia. No entanto, essa carga horária varia conforme as características do torneio, tais como o número de jogadores inscritos (qualifying, simples, duplas), tamanho do quadro de competição (de 28 à 128 jogadores), quantidade de quadras, nível da competição (ITF $15/25K, Challengers, ATP ou WTA, Grand Slam), ambiente de competição (indoor ou outdoor), além de eventos naturais que podem impactar o andamento do torneio, como a chuva.

Competições com uma chave de qualifying ou quadro principal grandes, tendem a se iniciar bem cedo e terminar tarde. Torneios com sessões noturnas fazem o dia de trabalho do fisio ser mais longo. Torneios em ambiente indoor, tendem a terminar muito tarde, fazendo o dia ser ainda mais longo, o que exige um ótimo preparo físico e mental do fisio. Apesar de não ser muito frequente, torneios em ambiente outdoor também podem se estender à 2 ou 3 da madrugada caso sofram atrasos com considerável acúmulo de jogos (devido à chuva, por exemplo).

Outras características dos torneios também impactam diretamente a rotina do fisio, como por exemplo o nível do torneio. Em torneios ITF $15/25K, nos quais grande parte dos tenistas ainda não têm condições financeiras favoráveis para ter um “personal physio”, o fisio do torneio é altamente requisitado pelos jogadores, o que torna o dia do fisio extremamente atarefado. Por outro lado, competições da elite do tênis (top 100) parece proporcionar um dia de trabalho menos atribulado para os fisios, pois a maioria dos jogadores já têm o seu “personal physio” em sua companhia.


Foto: Arquivo

Além das assistências fisioterapêuticas aos tenistas, em alguns torneios, ITF principalmente, o fisio é o coordenador de toda a equipe médica, composta por: médicos, enfermeiros, equipe de ambulância etc. e, portanto, é o responsável por fazer um relatório das desistências ocasionadas por lesões e transmitir ao supervisor do torneio. Neste relatório, o fisio detalha os acontecimentos e determina o período em que o atleta deverá, ou poderá, se ausentar de competições oficiais de forma a permitir sua recuperação completa. 

Terminando todos os jogos do dia, o fisio é um dos últimos a deixar o local de competição, visto que é recomendado que ele aguarde, pelo menos, 30 minutos após o término do último jogo para garantir assistência aos tenistas envolvidos nestas partidas, caso necessário. Antes de deixar o local de competição, o fisio deve se assegurar de que não existem jogos em andamento, e que os tenistas envolvidos nos últimos jogos, não necessitam de nenhuma assistência naquele momento. 

À medida que o torneio avança, o número de atletas em competição diminui e, consequentemente, o dia de trabalho também se encurta. Ainda assim, a rotina do fisio continua a mesma, porém em uma intensidade menor.

É importante ressaltar que em torneios menores, a equipe de fisioterapia é contratada pela organização do torneio. Já nos torneios de elite (ATP250, WTA250), o serviço de fisioterapia é oferecido pelas respectivas associações de tenistas profissionais. 

Espero que gostem das informações e até a próxima matéria!

Dr. Fábio Oliveira
Fisioterapeuta na ATP Tour • PhD em Reabilitação
E-mail | LinkedIn | Instagram @fabiofisiosports

 

por Fábio Oliveira

Publicado em 21 de Fevereiro de 2021 às 17:30


Notícias Fabio Oliveira Fisioterapia Tennis Fisioterapeuta do Circuito Profissional de Tênis Radu Albot