Polêmica

Próximo da aposentadoria, Rochus dispara contra ATP e regras anti-doping

Experiente belga declarou não ser contra o uso de drogas que aumentem a performance de atletas


Belga disparou fortes declarações contra a ATP em relação aos testes de anti-doping no esporte
Depois de anunciar que irá se retirar do tênis ao final desta temporada, o belga Christophe Rochus não sairá de boca fechada. No último fim de semana, em entrevista ao jornal belga La Derniere Heure, um dos mais "baixinhos" jogadores do circuito disparou fortes declarações à ATP, questionando a validade dos exames anti-doping realizados no tênis.

O ex-top40 declarou que não é contra a legalização de drogas que aumentem a performance do atleta. Segundo o belga de 32 anos, a afirmação de que as drogas favorecem ilegalmente o tenista não tem qualquer fundamento. "Muito se fala de burla. As pessoas não gostam de falar sobre isso. Eu quero acabar com isto. Essa hipocrisia é desesperadora. As pessoas que tomam esses tipos de produtos sabem muito bem que existem riscos para a saúde. Mas eles tomam sabendo porque isso pode fazê-los viver para toda sua família", opinou o jogador, que aproveitou para citar o exemplo do argentino Guillermo Cañas, que foi flagrado em 2005. "Posso citar o Cañas, por exemplo. Falo dele, pois já foi pego. Ele se sacrificou para dar boa vida a gerações de sua família. Sua causa foi nobre."

Ron C Angle (TPL)
Argentino Guillermo Cañas foi um nome citado nas declarações de Rochus a um jornal belga

O belga também disparou contra a entidade, que enviou uma carta ameaçando o tenista por suas declarações sobre o tema no passado. Falou também que recebeu em sua carreira entre 10 a 15 testes de anti-doping durante a temporada e acredita que muitos jogadores burlam o processo. "Vi coisas como todo mundo. É inconcebível que um jogador disputa uma partida de cinco horas no calor e volte igual um "coelho" no dia seguinte. Lembro de uma partida de um cara que não vou dizer o nome. Ganhei o primeiro set por 6/1, muito fácil. Ele foi ao banheiro e voltou "em metamorfose". Liderou por 5/3, mas eu dei a volta, igualei em 5/5 e seu nariz passou a sangrar. Eu disse a mim mesmo que aquilo era estranho", declarou Rochus.

Christophe Rochus se tornou profissional em 1996 e fez mais sucesso nos eventos de porte médio. Seus melhores resultados em eventos ATP foram as finais em 2003, no saibro de Valência e, em 2006, no carpete de Roterdã. Ainda sobre a polêmica declaração do confronto contra o tenista que preferiu não identificar, há 11 partidas em que Rochus venceu o primeiro set por 6/1 e que ganhou pelo menos cinco games no segundo set. Em cinco dessas partidas, ele saiu vencedor. Apesar de Rochus não mencionar se ganhou ou não aquele jogo, há nomes que poderiam ser reconhecidos nessa lista, entre eles os franceses Arnaud Clement e Richard Gasquet (que já foi suspenso por consumo de cocaína), o norte-americano Donald Young e o canadense Frank Dancevic.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Organização de Abu Dhabi confirma Nadal e Federer em torneio-exibição

+ Jogadoras ganham aula de surfe antes de torneio em Bali
Após tri na Masters, Clijsters ultrapassa Serena no ranking
+ Em Bali, Ivanovic anuncia fim de parceria com seu treinador

+ Após titulo, Daniel embala no ranking e se aproxima do top100

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 1 de Novembro de 2010 às 10:31


Notícias