A primeira rodada do ATP Finals

Djokovic e Federer vencem e lideram grupo A. Nas duplas, os irmãos Bryan, melhores do mundo, estreiam com derrota


O torneio que reúne os oito melhores tenistas e as oito melhores duplas da temporada começou no último dia 15, em Londres, e está em seu terceiro dia de disputas. A primeira rodada aconteceu nos dois primeiros dias com um total de oito jogos, quatro em cada. No domingo, entraram em ação os tenistas do grupo “Stan Smith” de simples e do “Ashe/Smith” de duplas.

O campeonato teve início com uma partida entre a parceria formada por Jamie Murray (irmão de Andy) e John Peers e os italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini. O jogo foi o mais disputado do dia. Apesar da árdua batalha, a dupla constituída pelo escocês e pelo australiano venceu os atuais campeões do Australian Open. O jogo que durou 1h39 terminou 3 a 1 com parciais de 7/6 (7/5), 3/6 e 11/9.

Em seguida, o primeiro jogo de simples. Em quadra, o número um do mundo Novak Djokovic contra o japonês Kei Nishikori. Iniciado depois um minuto de silêncio em memória às vítimas dos atentados em Paris, o sérvio precisou de apenas 1h05 para vencer o oitavo do ranking. Mostrando o porquê de ser o melhor da atualidade, Djokovic conquistou os três primeiros pontos em aces. Apesar de uma bola rebatida que alcançou o teto, Nishikori não jogou mal, mas viu uma atuação arrasadora de Nole, perdendo por duplo 6/1.

No meio da tarde de domingo, foi vez da dupla formada pelos irmãos Bob e Mike Bryan, líderes do ranking ATP, e a composta pelo indiano Rohan Bropanna e pelo romeno Florin Mergea se enfrentarem. Os norte-americanos eram francos favoritos, já que jogavam com a oitava e última dupla classificada para o torneio. Entretanto, foram surpreendentemente derrotados. Sem conquistar nenhum set, a dupla perdeu o jogo com parciais de 6/4 e 6/3.

Para fechar o primeiro dia de jogos do ATP Finals, o maior vencedor do torneio Roger Federer enfrentou o tcheco Tomas Berdych. O jogo já era decisivo, já que quem o perdesse seria obrigado a vencer o ímpar Novak Djokovic para se manter vivo na competição. Apesar de um péssimo começo de partida, perdendo o primeiro game e cometendo duas duplas faltas no segundo, o suíço foi aos poucos se reencontrando em quadra. De virada, consegue, então, conquistar o primeiro set e vencer também o segundo. Jogo terminou 2 a 0 com parciais de 6/4 e 6/2.

O domingo contou, ainda, com duas cerimônias de premiação. Após sua partida, Djokovic recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo e fez menção ao belo trabalho de sua equipe. No final, após conquistar a vitória, Roger Federer recebeu pela 13ª vez seguida o prêmio de preferido dos fãs. O suíço levou, ainda, seu 11º troféu Stefan Edberg (nome, por coincidência, de seu atual técnico) por uma conduta esportiva exemplar no circuito. Em discurso, Federer agradeceu os fãs e disse que gosta especialmente destes prêmios recebidos por meio de votação.

Da redação

Publicado em 17 de Novembro de 2015 às 15:49


Notícias