Confiança

Preterido no Uruguai, Melo aguarda convocação e crê na vitória contra a Rússia na Davis

Em entrevista ao GE.Net, duplista confessou tristeza pela ausência no último duelo, mas aposta em surpresa brasileira nos Playoffs, em setembro


Marcelo Ruschel/ Poa Press
Marcelo Melo pode voltar ao grupo brasileiro da Copa Davis em setembro
Os brasileiros Thomaz Bellucci e Marcelo Melo foram os únicos atletas que se mantiveram na equipe nacional da Copa Davis de 2008 a 2010. O duplista confessa a tristeza por sua ausência no recente confronto com o Uruguai, mas espera voltar diante da Rússia, apesar de atuar longe de casa entre os dias 16 e 18 de setembro.

"Foi muito ruim [ficar fora]. Copa Davis é a competição que eu mais gosto e sinto prazer em jogar, acho que é um reconhecimento do trabalho que venho fazendo há tempos. Não diria que fiquei chateado, mas um pouco triste. Mas isso faz parte para qualquer jogador: uma hora você é convocado e outra, não", disse Melo à GE.Net.

O Brasil enfrentaria dentro de casa Áustria, Chile, Croácia, Índia, República Tcheca e Suíça. Diante de Israel ou Rússia, um sorteio definiria a sede. Além de encarar um adversário complicado nos Playoffs do Grupo Mundial, a equipe chefiada por João Zwetsch ainda jogará na cidade de Kazan, muito provavelmente no piso rápido.

"Acho que o azar que tivemos foi jogar como visitante. Jogar em casa é muito importante, já que além da escolha do piso, temos a torcida a favor. A Rússia é um time duro, mas acho que o Brasil tem condições de vencer, mesmo sendo fora", apostou o parceiro de Bruno Soares no circuito.

Divulgação
Mineiros Melo e Soares são a principal dupla do Brasil na atualidade

Os russos Mikhail Youzhny, 17º do mundo, e Nikolay Davydenko (29º) não participaram da derrota por 3 a 2 contra a Suécia. Na última série, a equipe capitaneada por Shamil Tarpischev jogou com Dmitry Tursunov (48º), Igor Kunitsyn (61º), Igor Andreev (77º) e Teymuraz Gabashvili (134º).

Embora demonstre otimismo, Melo reconhece que a presença dos dois principais jogadores russos pode comprometer o Brasil. "Temos boas chances, apesar do piso, que deve ser muito rápido. Com certeza, se o Youzhny e o Davydenko jogarem, a situação fica bem mais complicada", afirmou.

No duelo diante do Uruguai, Soares disputou o jogo de duplas ao lado de Bellucci. Ao comentar o confronto com a Rússia, Zwetsch admitiu a possibilidade de promover a volta de Melo ao lado de seu tradicional companheiro e classificou a parceria como "muito forte no piso rápido".

Marcelo Ruschel/ Poa Press
Na companhia de Bruno Soares, Melo pode ser opção para João Zwetsch contra a Rússia
"Espero que sim [voltar à equipe]. As condições são boas e o ponto da dupla vai ser muito importante neste confronto", disse Melo. Diante da Suécia, a parceria russa foi formada por Igor Kunitsyn e Dmitry Tursunov, que acabaram derrotados por Simon Aspelin e Robert Lindstedt.

O confronto entre Brasil e Rússia vale uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis, do qual o time nacional está afastado desde 2003, quando ainda contava com Gustavo Kuerten. Marcelo Melo participou de três das cinco derrotas consecutivas do País na Repescagem, contra Índia (2010), Equador (2009) e Croácia (2008).

Confira as últimas notícias sobre a Copa Davis...

Rússia foge de Moscou e escolhe Kazan como sede dos Playoffs contra o Brasil naCopa Davis

Experiente, Soares alerta para frio russo e cobra preparação do time brasileiro da Davis

Confiante, Zwetsch admite voltar com Ricardo Mello e dupla Melo/Soares contra aRússia

Imprensa suíça não confia em participação de Federer nos Playoffs da Davis

Brasil leva azar no sorteio e enfrenta a Rússia, fora de casa, pelos Playoffs da Davis

ESPECIAL:Na trave, de novo... - Brasil abre 2 a 0 no primeiro dia, mas toma virada espetacular dos indianos e perde mais uma chance de ouro de voltar ao Grupo Mundial (Confira!)

Da redação

Publicado em 18 de Julho de 2011 às 10:38


Notícias