Alteração

Pete Sampras reclama de formato do tênis olímpico e aponta para disputa por equipes

Campeão de 14 Grand Slams jogou a competição em Barcelona, em 1992, e lembrou que Olimpíada não tinha a importância que tem nos dias atuais


O norte-americano Pete Sampras afirmou que as Olimpíadas deveriam ter um formato diferente do que o atual e, assim como acontece na Copa Davis, demandariam um sistema de disputa por equipes e não privilegiar o individual. A edição de Londres terá início no próximo dia 27 nas quadras de grama do complexo do All England Club, em Wimbledon, palco onde "Pistol Pete" foi campeão por sete vezes.

Ron C Angle (TPL)
Sampras afirmou que a Olimpíada deveria ter um formato que priorizasse a disputa coletiva
"Quando eu joguei em Barcelona, em 1992, fiquei com a impressão de que o tênis deveria ter um formato de equipe nas Olimpíadas. Lembro que jogava a primeira rodada enquanto o Jim Courier estava na quadra 3. Deveria ser algo de time e patriótico, mudar o formato para ficar mais único", opinou o americano em declaração ao website The Tennis Space.

"Caso houvesse uma mudança para o formato de equipe, penso que todos aprovariam. Eu me senti muito separado do Jim em Barcelona. Jogamos duplas juntos, mas parecia que era um torneio qualquer. A Olimpíada tem que ser sobre uma equipe, seu país", completou Sampras.

Outra reclamação por parte do dono de 14 Grand Slams foi o fato de os Jogos Olímpicos em sua época não terem tanta importância como se tem nos dias atuais. Em Londres, os jogadores somarão pontos para o ranking pela campanha no torneio olímpico, algo que não aconteceu com Sampras em Barcelona, há 20 anos.

"Claro que é um grande evento [Olimpíada], com muita gente, gostei da experiência. Mas o tênis na Olimpíada, naquela época que eu estava crescendo, era uma exibição", confessou. "Nesse ano, sendo em Wimbledon, é bem mais especial. Eu iria se tivesse a oportunidade", encerrou Sampras, que foi personagem, mesmo que coadjuvante, nesta semana.

Tudo porque o suíço Roger Federer se tornou o jogador que mais liderou a lista da entidade, com 287 semanas, uma a mais do que o antigo recordista, exatamente Sampras.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Del Potro confirma dupla mista com Gisela Dulko e quer "roubar" medalha nas simples em Londres

Nadal pensa nas Olimpíadas e cancela exibição contra Djokovic no Santiago Bernabéu

Roddick mantém mistério e não dá certeza sobre retorno a Wimbledon em 2013

Wimbledon considera mudança de data por melhor adaptação dos jogadores à grama

Nadaldefende Nalbandian diante de agressão a juiz de linha: "Foi um acidente"

Vice do Australian Open de 2001, francês Arnaud Clement anuncia aposentadoria de simples

Punido pela ATP, Nalbandian deixa de somar pontos por final de Queen´s

Polícia britânica investigará Nalbandian por conduta antidesportiva em quadra

Soderling descarta aposentadoria, mas avisa que será difícil jogar em 2012

ESPECIAL:A história por testemunha - Em sua 100ª edição, a Revista TÊNIS fez uma seleção do que ela considera os 100 melhores tenistas de todos os tempos   (Confira!)

Da redação

Publicado em 18 de Julho de 2012 às 06:45


Notícias