Retirada do Tênis

Parceiro de Guga e carrasco brasileiro, Lapentti anuncia aposentadoria

Aos 34 anos, talentoso e simpático equatoriano se retirou do circuito após 15 anos; na carreira, venceu 5 títulos e chegou ao sexto lugar em 1999


Divulgação
Lapentti deixou o tênis com 34 anos de idade
Nesta segunda-feira, um dos maiores talentos do tênis sulamericano se despediu oficialmente das quadras. Aos 34 anos, o equatoriano Nicolas Lapentti anunciou, em emocionada entrevista coletiva em seu país, que não disputará mais o circuito profissional após mais de 15 anos.

Campeão de cinco eventos ATP, Lapentti começou a mostrar seu valor para o tênis no juvenil, ao lado de Guga. Em 1994, depois de ter vencido o Banana Bowl, ele foi campeão de duplas de Roland Garros ao lado do catarinense, que viria a se consagrar ali três anos mais tarde, já no profissional. A união dos dois na adolescência foi um grande passo para que formassem uma das amizades mais fortes do circuito. Seguindo o sucesso na época em que jogavam os torneios juvenis, "Nico" e Guga voltaram a triunfar juntos no ATP de Adelaide, em 1999.

Divulgação
Ao lado de Guga, Lapentti formou uma gerande amizade dentro e fora das quadras

Em suas palavras, o sobrinho de Andres Gomez revelou que sentia muitas dores há mais de dois anos e sua única motivação era disputar a Copa Davis por seu país e Roland Garros, em que chegou a declarar que, se ficasse fora de Paris, seria um "baque" para o veterano. Ao lado de Nicolas, estavam o seu irmão, Giovanni, e família, que se emocionaram diante da imprensa local.

Ron C Angle (TPL)
Saibro de Roland Garros era o evento predileto de equatoriano ex-top6
O melhor ano como profissional foi em 1999, quando chegou ao seu mais alto posto no ranking da ATP, o sexto lugar, conseguindo a classificação para o Masters de Hannover (atual ATP Finals) ao lado do amigo brasileiro. Em sua carreira, foram 321 partidas e 299 derrotas, faturando mais de US$6 milhões em prêmios, sendo considerado o melhor jogador do seu país depois do seu tio, que foi campeão em Roland Garros há 21 anos.

Na Copa Davis, Nicolas foi o grande nome da nação sulamericana, que sempre lutou pela ascensão ao Grupo Mundial do torneio entre equipes. O grande momento em todos esse anos aconteceu infelizmente em 2009, em que, aos 32 anos e considerado "acabado" por muitos, ajudou o Equador a voltar à elite do tênis. Na ocasião, Lapentti venceu as três partidas diante do Brasil, no saibro de Porto Alegre, e frustrou os planos dos comandados por Chico Costa em retornar à primeira divisão após seis anos.

Divulgação
Nicolas Lapentti foi o grande nome da derrota do Brasil frente ao Equador em 2009 na Davis


Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Renovado, Del Potro volta à Austrália em busca de confiança para 2011

+ Brasileiros encaram chuva e maratona na madrugada desta sexta na Austrália
+ Sem surpresas, Nadal e Wozniacki lideram lista de favoritos na Austrália
+ Devastadoras, enchentes inundam quadra central do torneio de Brisbane

"Celeiro" de campeões, Brasil Open anuncia participação dos irmãos Bryan em 2011

ESPECIAL:DAVIS 2009 - No meio do caminho tinha um (ou dois) Lapentti - O que parecia impossível aconteceu, e os equatorianos, liderados por um inspirado Nicolas Lapentti, adiaram a volta do Brasil à elite da Copa Davis   (Confira!)


Da redação

Publicado em 17 de Janeiro de 2011 às 13:31


Notícias