Bom para todos

Para manter o equilíbrio

O que fazer quando dois tenistas de níveis diferentes se enfrentam?


Ron C. Angle/TPL

Este artigo é dirigido para pais que jogam com seus filhos, maridos que jogam com suas esposas, professores que jogam com seus alunos e jogadores que costumam jogar entre si. Quando me refiro a "jogar", não estou falando de exercícios ou drills cooperativos ou batebola, mas, sim, exercícios competitivos, pontos, games ou sets. Vamos discorrer sobre os casos em que um jogador é bem mais forte que o outro, ou seja, o pai joga melhor que o filho, o marido melhor que a esposa e o professor melhor que o aluno. Dependendo de como estes treinos ocorrem, e com que frequência, eles podem trazer muitos danos para aquele que tem um nível inferior.

É natural pensar que jogar com um adversário melhor exigirá mais de você e o levará a um nível melhor de jogo. Isso é correto quando analisamos isoladamente o fator técnico/tático. Porém, quando acrescentamos o aspecto emocional, esta situação pode ser trágica se não for bem administrada. Muitas vezes, uma sequência de derrotas seguidas leva o jogador mais fraco a se desmotivar, a se frustrar, perder o prazer de jogar e, em alguns casos, leva o jogador a não querer competir e, até mesmo, parar de jogar tênis.

Trace objetivos que não a vitória

Se um dos jogadores sempre perde fácil, é difícil que esteja motivado. O principal aspecto a ser entendido é manter o jogador "desafiado". Para motivá-lo é fundamental que objetivos sejam traçados. Esses objetivos devem ser de performance e não de resultados. Assim, independente do resultado do jogo, uma vez que o objetivo foi alcançado, a motivação e a confiança do jogador aumentam. Alguns exemplos de objetivos de performance para ilustrar:

- Ir em todas as bolas;
- Mexer bem as pernas;
- Trocar pelo menos cinco bolas em cada ponto;
- Subir à rede nas bolas curtas;
- Posicionar-se mais dentro da quadra;
- Atacar o segundo saque.

Há uma infinidade de objetivos que podem ser traçados. O importante é ter a sensibilidade para que sejam metas que motivem o jogador e que possam ser alcançadas.

Outro aspecto que pode gerar motivação para ambos os jogadores de níveis bastante diferentes é dar alguma vantagem para um dos lados. Segue dois exemplos:

1. Ao jogar games, no início um dos jogadores tem a vantagem de 3/0 e, no tiebreak, iniciar em 0/3. Ou outra contagem que possa deixar mais equilibrada a partida.

2. Um drill de forehand cruzado com pontos para quando um tenista acertar dentro do alvo. O tamanho dos alvos devem ser diferentes, ou seja, um alvo maior para o jogador mais fraco, por exemplo.

Neste tema, existe um contexto de relacionamento familiar e pessoal que é variável em cada caso e tem influência. Porém, independentemente disso, é fundamental que se entenda como os treinos devem ser encarados. Se ambos entenderem a forma de melhor aproveitar esses exercícios, poderão ter muito mais prazer em "jogar" entre si e verão o seu tênis crescer.

Cesar Kist

Publicado em 22 de Janeiro de 2016 às 19:00


Notícias