Pelo mundo

Nem Federer nem Nadal. Conheça o verdadeiro "rei" do tenis

Aos 41 anos, o australiano Rob Fahey pode vencer seu 40° Grand Slam de tênis real, um dos esportes mais restritos do mundo


O australiano Rob Fahey, dono de 39 Grand Slams
O verdadeiro "rei" do tênis Roger Federer venceu seu 15° Grand Slam, bateu o recorde de Pete Sampras e se tornou para muitos o maior tenista de todos os tempos. Nas quadras que conhecemos Federer  ser o maioral, mas os números deste suíço que há cinco anos domina o circuito mundial não chegam aos pés das marcas de Rob Fahey.  

Quando este australiano de 41 anos chegar a Bordeaux para disputar o Aberto da França no final de outubro ele estará a um  torneio de conquistar uma marca inatingível mesmo para os maiores campeões do tênis mundial: o 40° Grand Slam.

Campeão de Major pela primeira vez em 1993, Fahey é o incontestavelmente o rei do tênis real, passatempo favorito de muitos membros da realeza britânica, em especial de Henrique o VIII. Antecessor do tênis atual, o tênis real é o embrião de praticamente todos os esportes de raquete.  

Pouco famoso, o tênis real atualmente é praticado por cerca de 6.000 pessoas ao redor do mundo, sendo que dois terços de seus adeptos estão na Grã-Bretanha, onde se localizam metade das 45 quadras do esporte que existem pelo mundo. Austrália, Estados Unidos e França são os únicos outros países em que o esporte é praticado.

A quadra de tênis real é parecida com do tênis "convencional", com uma rede no meio da rede, mas, assim como no squash,  é permitido utilizar paredes para direcionar a bola.

Produzidas artesanalmente, as bolas são muito  mais duras não pingam tão alto e as raquetes são consideravelmente mais pesadas. "Por ser jogado com paredes é muito mais difícil saber onde a bola vai cair", diz Fahey. "É algo totalmente novo para jogadores do tênis comum".

Um dos mais hábeis jogadores de seu esporte, Fahey é um dos únicos que conseguem sobreviver do tênis real. Um cheque de US$ 57,000, pelo título do US Open, em 2004, foi a maior premiação que o australiano recebeu.    

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Por Davis e ATP Finals, Verdasco adia cirurgia

+ Com Guga e outras estrelas, evento de Agassi arrecada oito milhões de dólares

+ Via Twitter, Roddick pede para Querrey "manter a cabeça erguida"

+ Nadal e Obama são rivais do Brasil por Jogos Rio-2016

+ Sem jogar, Murray lança calendário


ESPECIAL:Profissão: Tenista - É possível ganhar dinheiro jogando tênis? A Revista TÊNIS faz as contas e mostra quantos jogos um tenista precisa vencer em cada tipo de torneio para poder sobreviver no circuito (Confira!)

Felipe De Queiroz

Publicado em 5 de Outubro de 2009 às 09:27


Notícias