Rei do saibro

Nadal leva mais uma taça em Barcelona e iguala recorde histórico

Com o 49º título no saibro, espanhol alcançou a marca do argentino Guillermo Vilas


Nadal já havia conquistado oito vezes o ATP Barcelona,
entre os anos de 2005 e 2013

Ao que tudo indica, o espanhol Rafael Nadal está retomando a boa fase neste início de temporada no saibro. Jogando em casa, o quinto melhor tenista do mundo conquistou pela nona vez o ATP 500 de Barcelona, ao derrotar seu vizinho de ranking e atual bicampeão Kei Nishikori por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 e 7/5, em 2h04 de jogo.

Recém-campeão do Masters 1000 de Monte Carlo, o segundo título em duas semanas fez com que o touro de Mallorca igualasse a marca do argentino Guillermo Vilas, com 49 troféus sobre as quadras de terra batida. Agora, os dois são os maiores vencedores do piso em toda a era aberta do tênis. Aos 29 anos, porém, o canhoto espanhol está longe de pendurar as raquetes e deve alcançar a hegemonia ainda em 2016.

O jogo
A grande decisão marcou o décimo encontro entre os dois favoritos ao título catalão. Sem cederem set algum para os adversários passados, Nadal e Nishikori chegaram firmes para a final. Apesar de superior, o cabeça de chave número um teve trabalho com o japonês, principalmente nos games de saque do rival, e precisou enfrentar 13 break points durante toda a partida, antes de se consagrar campeão.

No primeiro set, a vantagem de 3/1 alcançada logo de cara pelo espanhol não durou muito. Depois de conseguir uma das quebras, ele deixou de confirmar seu serviço e assistiu ao seu oponente deixar tudo igual no placar. Com aproveitamento de saques bastante semelhantes, os dois foram parelhos até o décimo game quando Nishikori, sacando pressionado no 5/4, acabou cedendo a parcial.

Já no início do segundo set, foi o sexto melhor tenista da atualidade que saiu na frente com uma quebra. Em situação análoga a do começo da partida, a resposta veio rapidamente. Mais consistente, Nadal igualou e virou o jogo. Após arrancada de quatro games consecutivos, o rei do saibro confirmou sua soberania no piso, cravando a vitória e suas mãos no troféu de Barcelona.

Da redação

Publicado em 24 de Abril de 2016 às 23:59


Notícias ATP de Barcelona Rafael Nadal Kei Nishikori Guillermo Vilas