Reforma

Masters de Madri será reformulado para competir com Grand Slans

Entre as medidas a serem tomadas está a construção de um novo complexo de tênis


O tênis espanhol evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, Além do numero um do mundo, o fenômeno Rafael Nadal, a Espanha conta com outros excelentes jogadores, como David Ferrer, Fernando Verdasco, Carlos Moya, entre outros. Seguindo esta tendência, o empresário romeno Íon Tiriac, um dos responsáveis pelo Masters Series de Madri, que está sendo disputado esta semana, prometeu uma série de mudanças no torneio para os próximos anos.

Uma nova quadra central será construída para o torneio
A primeira delas será a construção de um novo complexo de tênis na cidade, que contará com três estádios de tetos retráteis, que estarão entre os mais modernos da Europa. O objetivo é superar até mesmo a estrutura de Indian Wells e Miami. A quadra central não terá mais do que 14 mil lugares, já que, segundo Tiriac: "Nem mesmo os assentos mais baratos devem exigir binóculos".

A Caixa Mágica, nome do novo complexo, será construída com a supervisão do romeno, que pretende dar ao torneio uma importância muito maior do que a atual. O objetivo é competir até mesmo com os Grand Slans. "Não quero acabar com esses torneios, mas pretendo pagar o máximo de premiação aos atletas, até mesmo superando as quantias pagas na Austrália, França, Inglaterra e EUA".

Outro ponto tocado por Tiriac foi a bola utilizada nas partidas. O empresário pretende brigar para que elas tenham o tamanho aumentado em até 10%. Segundo ele, o nível do jogo melhoraria e a bola se tornaria mais visível ao publico da televisão.

A intenção de se igualar em importância com os torneios de Grand Slan não significa que a chave terá 128 inscritos. A intenção é manter o número de 64 jogadores atuais.

Uma mudança já está confirmada. Em 2009 o Masters Series de Madri será realizado em maio, na semana em que costumava ser de Hamburgo. A ATP anunciou uma reformulação no calendário. A medida não agradou os alemães, que podem perder o status de Masters. A intenção é que um destes torneios seja realizado na Ásia, possivelmente em Xangai.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 14 de Outubro de 2008 às 10:25


Notícias