Mudanças

Ligado às tradições, Roland Garros pode inovar e ter partidas noturnas

Após Federação ter mantido Grand Slam francês em complexo atual, presidente da entidade planeja modernizar local para o futuro


Em quase 90 anos de história, o Aberto da França nunca presenciou uma partida no período noturno. Seguindo o exemplo de Wimbledon, o Grand Slam parisiense manteve as tradições em alta e nunca utilizou o recurso da iluminação artificial, presente tanto no Australian Open como no US Open.

Divulgação
Quadra Philippe Chatrier teria teto retrátil, além de refletores para jogos à noite

Porém, a recente decisão da Federação Francesa de Tênis em deixar o complexo de Roland Garros como sede do segundo Major da temporada poderá acarretar mudanças daqui para frente. O presdiente da entidade, Jean Gachassin declarou que a atutude do último domingo foi uma escolha 'contra a moda de gigantismo atual'. "Há duas semanas, fiquei atraído pela proposta de Versalhes. Mas o prefeito de Paris fez sugestões. As propostas são o Centro de Treinamento nacional, um novo estádio para 5 mil pessoas, a quadra central Philippe Chatrier com teto retrátil e partidas noturnas", afirmou o dirigente.

Divulgação
Guga reinou no saibro de Paris por três vezes (1997, 2000 e 2001)
O prefeito da capital francesa em questão, Bertrand Delanoe, cogitou mesmo a possibilidade da construção de uma nova arena, que ofereceria 60% a mais de espaço. Com a vitória sobre as cidades de Gonesse, Marne-la-Vallee e Versalhes, Delanoe ainda se declarou "muito feliz" e prometeu avançar com planos para a modernização do complexo.

Grandes campeões fizeram história sobre a terra batida de Paris, incluindo o brasileiro Gustavo Kuerten, campeão em três oportunidades. A belga Kim Clijsters, atual número um do mundo e finalista do torneio em 2001, havia declarado na semana passada que se o Grand Slam francês saísse de Roland Garros, seria como uma "perda de parte da história do tênis".

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Jovem revelação, Raonic tem convite em Acapulco recusado por causa da Davis
+ Ex-número um, Mauresmo critica manutenção do Aberto da França em Roland Garros

+ Via Twitter, Meligeni e Simoni lamentam aposentadoria de Ronaldo

+ Após semi na Bahia, Mello viaja para Memphis e encara Blake na estreia

+ Sensação do momento, Dolgopolov é mais um nome investigado por apostas no tênis

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)


Da redação

Publicado em 15 de Fevereiro de 2011 às 06:18


Notícias