Que retorno!

Líder isolado em 2013, Nadal garante classificação antecipada ao ATP Finals de Londres

Espanhol conquistou sete torneios, abriu quase 2 mil pontos de vantagem sobre Djokovic e é o 1° a garantir lugar no torneio que encerra a temporada


Ron C Angle (TPL)
Rafael Nadal conquistou o octacampeonato de Roland Garros nesse fim de semana

Mesmo que o octacampeonato em Roland Garros não tenha sido o suficiente para garantir lugar ainda no top 5 do ranking da ATP (David Ferrer o ultrapassou e assumiu a quarta posição), o espanhol Rafael Nadal não liga para isso e, com o sétimo título em 2013, isolou-se na ponta do ranking da temporada, com cerca de 2.000 pontos de vantagem sobre o rival Novak Djokovic. E, de quebra, o "Touro Miúra" recebeu outra boa notícia - a pontuação o garantiu ao ATP Finals de Londres, torneio que reúne os oito melhores tenistas de 2013.

O evento, a ser realizado na O2 Arena, é um dos únicos que Nadal ainda não conquistou na carreira e é a nona vez seguida que o espanhol se classifica para a competição. Seu melhor resultado foi a final em 2010, quando perdeu para o suíço Roger Federer. Rafa não disputou o ATP Finals no ano passado por conta do longo período que ficou ausente do circuito se recuperando de uma lesão no joelho.

Ron C Angle (TPL)

Espanhol se classificou ao ATP Finals e vai buscar título inédito em Londres

E desde que voltou às quadras, em fevereiro, Nadal chegou a nove finais dos nove torneios jogados, com destaque para sete troféus (Brasil Open, ATP 500 de Acapulco e Barcelona, Masters 1000 de Indian Wells, Madri e Roma, além de Roland Garros). Dessa forma, nessa segunda-feira, o espanhol de Manacor vem com um total de 7.000 pontos.

O brasileiro André Silva, diretor do ATP Finals, declarou: "Rafa vem tendo um retorno incrível desde que começou a disputar novamente o circuito em fevereiro e mereceu se tornar o primeiro jogador de simples classificado para o ATP Finals de 2013. Sua classificação é uma notícia fantástica para os fãs britânicos e estamos ansiosos em dar as boas-vindas novamente para Rafa em novembro".

Com o caneco em Roland Garros, Nadal chegou a um total de 42 títulos no saibro, superado apenas por Guillermo Vilas (46) e coleciona, agora, 12 taças de Grand Slam, empatado com o australiano Roy Emerson e superado apenas por Pete Sampras (14) e Roger Federer (17).

ESPECIAL: O dono da festa - Rafael Nadal parou São Paulo durante sua participação no Brasil Open 2013 e mostrou muita garra para levar o bi mesmo longe da sua melhor forma. Por sua vez, Bruno Soares deu sequência à excelente fase e ficou com a terceira taça seguida no ATP brasileiro (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 10 de Junho de 2013 às 08:22


Notícias Rafael Nadal garante classificação ATP Finals