ATP World Tour

Karen Khachanov destrona Djokovic e fica com o título no Masters 1000 de Paris

Jovem russo soube usar o saque para se sagrar campeão no torneio parisiense


Foto: Divulgação/ATP World Tour

O russo Karen Khachanov surpreendeu o sérvio Novak Djokovic e conquistou o maior título de sua carreira neste domingo (4). Jovem de 22 anos, ele anotou parciais de 7/5 e 6/4 em 1h37 para se sagrar campeão no Masters 1000 de Paris, na França.

A final começou tensa, com boas disputas em especial a partir do segundo game. Sólido no fundo de quadra e firme no saque, Djokovic conseguiu anular a força do serviço adversário e abrir 3 a 1. Khachanov, entretanto, não se deixou abater e conseguiu devolver a quebra e devolver o equilíbrio muito por conta de seu eficaz forehand e suas tentativas de diversificar as jogadas.

O décimo game começou com dois erros não-forçados cometidos pelo russo, que deram o placar de 0-30 para Nole. Karen então soube manter calma e apostou na combinação de seu potente saque e de disputas mais longas para cansar o sérvio e confirmar o serviço. Mais inteiro fisicamente, o tenista de 1,98m seguiu na proposta de buscar os rallys e venceu o serviço adversário para marcar 6/5. Perto de fechar a etapa, Khachanov falhou em seus dois pontos iniciais e viu um novo placar de 0-30 aparecer, mas se recuperou a tempo para sair com a vitória.

Karen seguiu firme no início da segunda etapa. Apesar dos contratempos, ele aproveitou sua terceira chance para quebrar o serviço de Nole e assim liderar em 3 a 1. Neste momento, ficou evidente o desgaste de Djokovic, gripado desde o meio da semana e cansado por ter passado 3h02 em quadra na semifinal contra Roger Federer. Mesmo em ritmo lento, Djokovic ainda confirmou seu serviço por duas vezes antes do adversário sacramentar a vitória.

O troféu em Paris torna Khachanov o primeiro russo a vencer um torneio da série Masters desde Nikolay Davydenko, campeão em Xangai-2009. Assim, ele chega a quatro títulos na carreira, sendo este o seu terceiro na temporada. Com os resultados da melhor semana de sua carreira, Karen irá pular da 18ª para a 11ª colocação do ranking, tornando-se assim o segundo melhor tenista com menos de 23 anos no circuito, atrás apenas do alemão Alexander Zverev, número #5 do mundo.

 

Da redação

Publicado em 4 de Novembro de 2018 às 13:51


Notícias Karen Khachanov Masters 1000 de Paris Novak Djokovic