Só em 2009

González não joga em Paris e anuncia fim da temporada

Chileno desiste do sonho de Xangai e, cansado, fica fora do último Masters Series do ano


Fernando González ainda sonhava com uma vaga na Masters Cup de Xangai, mas após um fracasso em Madri, quando perdeu logo na primeira partida para Gael Monfils, a situação ficou complicada. A última chance seria na próxima semana, no Masters Series de Paris, mas o chileno precisaria de um milagre. Cansado, Gonzáles jogou a toalha. Anunciou a desistência do torneio francês e, de quebra, o fim da temporada.

González foi o porta-bandeira do chile em Pequim
Apesar de não conseguir manter a sétima posição alcançada no ano passado, o "Mano de Piedra" , como é conhecido no Chile, tem alguns motivos para não esquecer o ano de 2008. Após um mal começo na Austrália, onde defendia os pontos da final alcançada na última edição, o tenista caiu para a 24ª posição no ranking. A resposta veio em seu país, onde conquistou o tri-campeonato do ATP de Viña Del Mar. Ainda no primeiro semestre veio o título em Munique.

Em Roland Garros, o melhor resultado em Gran Slans na temporada. Parou apenas nas quartas-de-final, perdendo para Federer, o que pode ser considerado um resultado normal. No caminho, uma memorável vitória contra o também suíço Stanislas Wawrinka, após virar partida em que perdeu os dois primeiros sets. No segundo semestre, o grande momento foi na China. A medalha de prata em Pequim, a terceira do chileno, colocou ainda mais González na história de seu país.

Os mais pessimistas podem criticar, já que o tenista perdeu a chance de terminar no top10 pelo terceiro ano consecutivo. Porém, vale lembrar que pela quinta vez seguida o nome de Fernando González aparece entre os 20 melhores tenistas ao final da temporada, algo não alcançado nem por Marcelo Rios, outro ídolo chileno. O aproveitamento de 72% também é um recorde na carreira do tenista. Foram 39 vitórias em 2008, contra apenas 15 derrotas.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 24 de Outubro de 2008 às 12:59


Notícias