Planos Ambiciosos

Gasquet contrata técnico de Ljubicic para tentar acabar com fama de "amarelão"

Francês começou a ter sucesso cedo em sua carreira, mas não conseguiu estabilidade; em 2011, deseja voltar a sua boa e velha forma


Divulgação
Italiano Riccardo Piatti, atual treinador de Ljubicic, treinará também talentoso francês
No início da década de 2000, um francês surgia no circuito com um potencial de esbanjar espanto dos fãs. Com uma esquerda de uma mão alá-Gustavo Kuerten e uma grande desenvoltura em seus golpes, Richard Gasquet surpreeendeu a todos com sua ascensão antes dos 20 anos de idade, com direito a vitória sobre Federer, então número um do mundo.

Divulgação
Gasquet sofreu com instabilidade e foi parar até no tribunal por problemas de doping
Porém, o precoce desenvolvimento no esporte revelou alguns sinais de recaída nos anos posteriores. Suspensão por doping, problemas quanto ao físico e a contínua irregularidade fizeram com que Gasquet caísse um pouco no conceito da mídia francesa, que antes o considerava como a nova esperança do tênis nacional.

Em 2011, o francês de 24 anos espera pôr um fim na incômoda fama de "amarelão" e, segundo o jornal L'Equipe, Gasquet contratou o técnico italiano Riccardo Piatti para orientá-lo durante a temporada. Assim, ele dividirá as atenções do treinador com o experiente croata Ivan Ljubicic, que está em parceria com o italiano desde jovem e chegou ao posto de número três do mundo. "Todos sabem que Richard (Gasquet) é um excelente jogador. Ele é ainda jovem e teve que viver com grandes expectativas devido ao sucesso logo cedo. Temos que dar tempo a ele para crescer e aprender a controlar melhor suas emoções", afirmou Piatti.

Divulgação
Backhand de Gasquet chegou a ser comparado ao de Guga
Recuperando-se de uma contusão no ombro, o ex-número sete do mundo planeja jogar o confronto de estreia do país na Copa Davis diante da Áustria, em março. Mesmo trabalhando ao lado de Piatti, Gasquet continuará recebendo orientações do ex-tenista Sebastian Grosjean, principalmente na temporada de eventos em quadra rápida nos Estados Unidos.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ "Sou um dos únicos que podem desafiar Nadal e Federer", diz o confiante Djokovic

+ Treinador de Feliciano Lopez é preso na Turquia por porte de balas de rifle

+ Jovem revelação, Raonic tem convite em Acapulco recusado por causa da Davis
+ Ex-número um, Mauresmo critica manutenção do Aberto da França em Roland Garros

+ Via Twitter, Meligeni e Simoni lamentam aposentadoria de Ronaldo

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 17 de Fevereiro de 2011 às 08:12


Notícias