Australian Open 2012

Federer minimiza marca de 1000ª partida e esbanja bom humor: 'Queria que fossem 1000 vitórias'

Vitória sobre Del Potro foi a 232ª em Grand Slams, ficando apenas uma de Jimmy Connors; na semifinal em Melbourne, suíço espera por Nadal


Nesta terça-feira, Roger Federer fez uma partida taticamente perfeita, anulou o primeiro grande adversário de peso da chave, o argentino Juan Martin Del Potro, e avançou às semifinais do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. O tetracampeão do torneio agora aguarda o vencedor do jogo entre o espanhol Rafael Nadal e o tcheco Tomas Berdych.

© Ben Solomon/Tennis Australia
Federer chegou a vitória de número 232 em torneios de Grand Slam, apenas uma de desvantagem para o recordista Jimmy Connors
Há dois anos, Federer conquistou pela última vez um torneio Major, justamente nas quadras de Melbourne e chegou à marca histórica de 16 canecos da série em simples, o maior vencedor neste quesito. Nesta terça, Federer disputou contra Del Potro sua partida de número 1000 na carreira e conquistou sua 232ª vitória em eventos de tal porte, ficando a apenas uma do norte-americano Jimmy Connors, maior líder nas estatísticas.

"Bem, 1000 partidas, não são 1000 vitórias. Existe uma grande diferença. Queria que fossem 1000 vitórias, mas estou feliz com o total de 1000 jogos também", brincou Federer em entrevista pós-jogo.

"É muito bom ter vencido esta. Eventualmente vou esquecer que esse foi o jogo 1000 e alguém vai me lembrar. Mas eu me lembro do meu jogo 500 que foi a final do US Open contra o [Andre] Agassi (em 2005). Não poderia ter sido melhor. Eu concordo que é uma grande marca, devo isso à minha saúde, porque me mantive em boa forma por muito tempo. Estou feliz por isso", completou. 

O suíço de 30 anos acredita que os quatro melhores jogadores da atualidade devem confirmar o favoritismo e chegarem às semifinais da competição. Desta forma, Federer jogaria a 27ª partida contra Nadal, seu maior rival na carreira. Até aqui, o espanhol venceu 17 partidas, incluindo a decisão do Aberto da Austrália em 2009, fato lembrado por Federer na coletiva de hoje.

"Seria uma grande partida contra Rafa novamente, mas ele tem um desafio e tanto contra Berdych. Mas obviamente gostaria de enfrentar Rafa, por causa de nossa batalha épica há alguns anos aqui. Gostaria de ter uma chance de jogar contra ele de novo", concluiu o tenista, que venceu o último duelo entre ambos. No ATP Finals, Federer passeou ao aplicar fáceis 6/3 e 6/0 na fase de grupos.

E mais:Agente confirma e Federer visitará o Brasil pela 1ª vez em dezembro

Confira mais notícias sobre Roger Federer...

Arrependido, Nadal pede desculpas a Federer e suíço põe panos quentes na situação: 'Não tenho nada contra ele'

s apostam que Federer é o grande favorito para vencer o Australian Open

Confiante, Federer aposta no físico para suportar início forte de torneios em 2012

Federer e Hingis não jogarão juntos nas Olimpíadas de Londres, confirma Federação Suíça

De férias, Federer compra mansão nos Alpes Suíços avaliada em mais de R$30 milhões

Empresa de Eike Batista pode facilitar vinda de Federer ao Brasil em 2012

Federer 'contraria'' próprio calendário e diz que pretende jogar a Copa Davis em 2012

ESPECIAL:Questão de vida ou morte -Como e por que as rivalidades influenciam o esporte, modificam para melhor o jogo e, sobretudo, nunca são esquecidas como Federer x Nadal (Confira!)

Da redação

Publicado em 24 de Janeiro de 2012 às 08:17


Notícias