Yes, I Can!

Federer admite que foco é retorno ao topo do ranking, mas diz não ligar para recorde de Sampras

Suíço, que superou Nadal na ATP, está a uma semana de igualar marca suprema de americano, porém crê que objetivo atual é vencer novo Major


Após desbancar o espanhol Rafael Nadal no ranking atualizado na última segunda-feira pela ATP, o suíço Roger Federer declarou ter foco pelo retorno ao topo da lista da entidade. O tenista de 30 anos retornou ao top 2 pela primeira vez desde a semana do dia 14 de março de 2011 com o título do Masters 1000 de Madri na semana passada.

Reprodução/Facebook Roger Federer
Federer já está em Roma para a disputa de novo Masters 1000 e agora aparece como número 2 do mundo
A ascensão acontece em um momento de grande forma de Federer, o qual venceu 45 das últimas 48 partidas que disputou. O dono de 16 Grand Slams almeja o posto de número 1, o qual carregou por 285 semanas, mas seu trabalho ainda não está pronto. "Não é segredo para nenhum jogador que você prefere ser número 1 do que número 2", disse.

Quando o jogador natural da Basileia foi ultrapassado por Nadal em junho de 2010, ele ficou a apenas uma semana de igualar o recorde supremo de Pete Sampras no topo da tabela da ATP (286 semanas).

"Seria absolutamente maravilhoso [igualar a Sampras]. Eu estava apenas tentando me manter como número 1. Eu nunca olhei muito para esse recorde. Se não sou bom o suficiente para bater esse recorde, então talvez nunca seja. Não preciso bater todos os recordes de Pete Sampras. Ele é meu ídolo, afinal de contas, e estou muito feliz que estou perto dele", explicou.

A lista da ATP promete ser disputada nas próximas semanas, já que Federer e Nadal são separados por uma barreira de apenas 325 pontos e Novak Djokovic, mesmo isolado na liderança, tem muitos pontos por defender pela espetacular campanha de 2011. "Teremos momentos emocionantes pela frente. Ganhei muitos torneios jogando bem e realmente me sinto qualificado para ganhar os próximos Grand Slam", encerrou o suíço.

Confira mais notícias sobre Roger Federer...

Federer é homenageado e vira nome de rua em cidade da Alemanha

+Federer diz não ter mágoas de Nadal por críticas quando espanhol ainda estava no Conselho da ATP

Recarregado, Federer crê em suas chances para voltar à liderança em 2012: "É sempre um sonho"

Federer nega que Londres seja sua última Olimpíada: "Não excluo jogar no Rio em 2016"

Federer lamenta saída de Nadal do Conselho da ATP e nega greve de jogadores emRoland Garros

Genial, Federer mostra pontaria afiada até em quadra cheia de copos de café

Em entrevista ao CQC, Federer revela lista de musas, elogia Guga e mostra "arte" de quebrar raquetes

Federer confirma visita inédita ao Brasil e se diz ansioso para conhecer nação "referência" do esporte

ESPECIAL:A história por testemunha-Em sua 100ª edição, a Revista TÊNIS fez uma seleção do que ela considera os 100 melhores tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Da redação

Publicado em 15 de Maio de 2012 às 07:30


Notícias