ATP Tour

A fantástica saga de Holger Rune até o Top 10 do ranking mundial

Aos 19 anos de idade, dinamarquês venceu seu 1º Masters em Paris


Reprodução Twitter

Holger Rune sagrou-se campeão no último Masters 1000 da temporada 2022, em Paris, e de quebra conquistou sua melhor marca no ranking mundial. 

Após uma campanha irretocável no piso duro coberto de Bercy, o jovem Rune disparou no ranking e agora é o décimo colocado na ATP.

Holger começou a temporada no qualifying do ATP 250 de Adelaide, na Austrália, e na época era o 103ª colocado no ranking. Ele furou o quali e perdeu na primeira rodada para Moutet.

Veja também:
>> Vídeo: Melhores momentos do triunfo de Holger Rune em Paris

Depois, foram 4 derrotas consecutivas em estreias. Até conseguir vencer um jogo no ATP 250 de Marselha, mas logo caiu na segunda rodada para Karatsev. Na sequência, uma derrota na 1ª rodada do ATP 250 de Santiago para o brasileiro Matheus Pucinelli.

Em Indian Wells, furou o quali e caiu para Berrettini na segunda rodada. Já em Miami, ficou na primeira rodada do quali. Em Abril, Rune disputou um Challenger no saibro de San Remo e foi campeão. 

Na temporada de saibro, furou o quali do Masters de Monte Carlo e perdeu para Ruud na segunda rodada. Duas semanas depois, no ATP 250 de Munique, na Alemanha, conquistou seu primeiro título com 5 boas vitórias, incluindo um triunfo contra Zverev.

Em Roland Garros, fez uma grande campanha onde eliminou o favorito grego Tsitsipas nas oitavas e depois perdeu para Ruud nas oitavas. 

A sua temporada de grama foi um desastre, caindo na primeira rodada os três torneios que disputou.  Depois disso, foram mais três eliminações seguidas em primeiras rodadas. Ou seja 6 derrotas.

Na temporada de quadras duras norte-americana, Rune fez boas atuações, mas foi no US Open onde chegou mais longe, caindo para Norrie na terceira rodada. 

Enfim, o tenista da Dinamarca chegou na gira de quadras Indoor, uma de suas melhores superfícies. Holger caiu nas quartas de final em Metz, depois foi vice-campeão em Sofia, campeão em Estocolmo, vice-campeão na Basileia e campeão em Paris Bercy.

O mais impressionante foi a campanha no piso duro coberto parisiense. Rune venceu cinco tenistas do Top 10 (Hubert Hurkacz, Andrey Rublev, Carlos Alcaraz, Felix Auger-Aliassime) e o ex-Top 3 Stan Wawrinka na estreia. 

Resultado: novo Top 10 do ranking mundial aos 19 anos de idade.

Vinicius Araujo

Publicado em 6 de Novembro de 2022 às 19:23


Notícias Ranking ATP Holger Rune Rune ATP Tour Ranking