Copa Davis

Experiente, João Zwetsch prevê jogos lentos em Montevidéu e alerta sobre Cuevas

Capitão brasileiro acompanhou desempenho de principal uruguaio em Roland Garros e aponta pressão de torcida em confronto decisivo


Divulgação
Zwetsch acredita que time de Bellucci e Cia terá dificuldades em Montevidéu e avisa sobre talento de Cuevas
Por uma vaga nos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis, o Brasil enfrenta o Uruguai entre 8 e 10 de julho. João Zwetsch, capitão da equipe nacional, alerta sobre os perigos oferecidos por Pablo Cuevas e prevê jogos lentos em função das condições climáticas em Montevidéu.

Time brasileiro venceu com facilidade duelo contra o Uruguai,em 2010
"O Cuevas está num momento muito bom. Inclusive, teve uma vitória importante sobre o Thomaz Bellucci em Estoril, o que já nos faz ver a dificuldade que teremos no Uruguai", afirmou Zwetsch antes de divulgar a lista de convocados.

Em Roland Garros, o capitão acompanhou a estreia de Cuevas diante do croata Antonio Veic, partida abandonada pelo uruguaio no quarto set por causa de uma lesão no joelho direito. Na última quinta-feira, Cuevas anunciou que também está fora de Wimbledon e colocou a Davis como prioridade.

Em sua estreia como capitão, Zwetsch venceu o Uruguai por 5 a 0 no saibro de Bauru, no ano passado, mas Cuevas não disputou o confronto. De volta à equipe uruguaia em 2011, ele ganhou seus dois jogos de simples e ainda participou do triunfo nas duplas na vitória por 4 a 1 contra a Colômbia, considerada favorita até pelos brasileiros.

Divulgação
Capitão brasileiro se preocupa com Pablo Cuevas, principal jogador do Uruguai
"Na série anterior, o Uruguai já mostrou que é uma equipe muito dura em Montevidéu, porque a Colômbia, em teoria, tem um grupo mais forte. A gente sabe que lá é complicado, a torcida incomoda muito, é muito participativa. Desta vez, acho que o Cuevas certamente vai jogar, a não ser que tenha um problema extra quadra", disse Zwetsch.

Divulgação
Brasilnão conseguiu passar pela Índia na repescagem do Grupo Mundial em 2010
Atual 55º colocado no ranking de simples e 101º na lista de duplas, Pablo Cuevas é a base de sustentação da equipe uruguaia. O grupo capitaneado por Enrique Perez Cassarino é completado por Marcel Felder, Martin Cuevas (irmão de Pablo) e Ariel Behar, todos fora do top 200 em simples e duplas. Gaúcho, Zwetsch conhece bem o clima na região.

"Nosso inverno é muito rigoroso: frio, úmido e chove muito. O jogo lá no inverno é extremamente lento. Talvez não se jogue em nenhum outro lugar do mundo numa condição tão lenta quanto naquela região e nessa época do ano. A quadra é pesada, a bola é grande e a questão física é fundamental", declarou.

O capitão resolveu inovar contra os uruguaios com as convocações de Rogério Dutra da Silva (134º) e João Souza (129º), o Feijão, dois estreantes na Copa Davis. Thomaz Bellucci (29º), mais um especialista em simples, completa o grupo ao lado de Bruno Soares(23º), o único duplista. Saíram Ricardo Mello e Marcelo Melo, que participaram do duelo contra a Índia.

Confira as últimas notícias sobre o tênis brasileiro...

Fora de Queen's, Bellucci aprova desempenho na grama e põe establidade como meta para Wimbledon

Popstar em ParisBellucci ignora comparações com Guga e quer ser agressivo para baterGasquet

Palmeirense roxo, Bellucci aposta em placar "típico do tênis" para classificação do time na Copa do Brasil

Após pensar em W.O., Bellucci culpa cansaço por derrota e já pensa em Roland Garros

Vitória histórica de Bellucci ganha repercussão na imprensa internacional

ESPECIAL:Brasil o país do futuro! - Bom momento dos jovens tenistas brasileiros e números expressivos da nova geração nos enchem de esperanças  (Confira!)

Da redação

Publicado em 17 de Junho de 2011 às 10:47


Notícias