De olho na pontuação

Entenda quais as melhores opções diante de cada placar

Use o marcador a seu favor e tire o maior proveito possível do jogo


O tênis já foi chamado de "xadrez em movimento" e você provavelmente deve entender as razões para tal. Da mesma forma que no jogo de tabuleiro, a antecipação das prováveis jogadas do adversário é uma habilidade presente no tênis e quanto antes você incorporar esta habilidade ao seu jogo, melhor.

Hoje, vamos tratar de algo que precede o ponto: como planejar seu "jeito de jogar" de acordo com a contagem. Este artigo reúne alguns conhecimentos aprendidos com o treinador Lance Luciani, da Nick Bollettieri Tennis Academy.

PONTOS DE ABERTURA
De acordo com estudos estatísticos realizados em partidas profissionais, o tenista que chega primeiro à contagem de 30, vence o game. Estes primeiros pontos que abrem o game são tão importantes que você deve jogá-los com atenção redobrada. É fundamental que você coloque o primeiro saque em quadra e, se estiver recebendo, que coloque a devolução bem funda e cruzada ou direta no corpo do adversário.

TREINANDO: Experimente jogar um set em que vence o game o jogador que primeiro alcançar a contagem de 30 pontos. Você poderá experimentar as sugestões acima e, de quebra, melhorar a habilidade de jogar sob pressão.

CONTAGEM A FAVOR (30 a 15, 40 a 30, Ad a 40)
Nestas contagem, use suas "armas" para jogar agressivamente, abrindo a quadra e fazendo seu adversário correr. No tênis moderno, o saque e o forehand são os golpes mais potentes do jogo (que o diga Roger Federer), portanto, vale a pena investir tempo para aprender bem, aperfeiçoar e treinar estes dois fundamentos.

TREINANDO: Experimente jogar um set em que o tenista que finalizar a jogada em três bolas (lances) marca dois pontos.

CONTAGEM DE IGUAIS (30 a 30, 40 a 40)
Nestas contagens, procure jogar com mais consistência, aumentando o efeito e diminuindo um pouco a velocidade nas trocas de bola. É preciso ter paciência para identificar a bola certa para atacar (VERDE!) e também para usar as jogadas de defesa (VERMELHA!), se for o caso.

TREINANDO: Experimente jogar um set e que cada ponto só começa depois que você e seu adversário trocarem seis bolas.

CONTAGEM DE DESENVOLVIMENTO (30 a 0, 40 a 0, 40 a 15)
Quando você está bem à frente no placar, é uma excelente oportunidade para usar jogadas novas que está procurando desenvolver com seu treinador. Por exemplo, se você nunca sobe à rede, e está aprendendo isso, experimente sacar e subir. Ou, se acaba de incorporar a bola curtinha ao seu repertório, esta é a hora de usar. Varie, no melhor estilo Andy Murray.

TREINANDO: Você e seu adversário escolhem uma jogada de desenvolvimento cada um. Quem conseguir vencer o ponto com a jogada escolhida marca dois pontos (exemplo: um escolhe o swing volley, o outro escolhe lob com topspin).

CONTAGEM DE ÁGUAS FUNDAS (0 a 40, 15 a 40)
Imagine a sensação de estar com a água até o pescoço, e afundando... Esta imagem foi usada por Lance Luciani para descrever os pontos em que estamos bem atrás no placar. Aqui vale realmente a pena jogar um ponto de cada vez, bola por bola, focando em construir uma situação favorável. Use o estilo que for mais natural em seu jogo, com a maior consistência possível. Por exemplo, se você for um jogador de fundo defensivo e seu ponto forte é fazer o adversário se cansar e perder a paciência, use esta tática. Paradoxalmente, é importante surpreender o adversário vez ou outra, usando uma jogada que não for habitual em seu jogo. Até Guga - usando seu instinto - conseguia surpreender sacando e subindo de vez em quando no saibro.

TREINANDO: Jogue um set com seu parceiro e quem saca começa com 15 a 40.

Bons treinos!

Suzana Silva

Publicado em 1 de Março de 2016 às 18:30


Notícias