Prêmio Tênis 2009

Em noite de gala, Revista Tênis premia os melhores do tênis nacional

Thomaz Bellucci, Marcelo Melo, André Sá e Bruno Soaeres foram alguns dos premiados


Thomaz Bellucci foi o destaque da noite
A Revista Tênis premiou ontem, no Teatro Raul Cortês, em São Paulo os principais atores do tênis brasileiro em 2009.

O evento, uma iniciativa pioneira da publicação, em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), levou ao edifício da Fecomercio, na avenida Nove de Júlio, os principais nomes das mais diversas épocas do tênis nacional. Ao todo foram 23 premiados e três homenageados.

Transmitido pelo Band Sports, a cerimônia, que começou às 20h00 e durou cerca de uma hora, foi comandada pelos apresentadores Beto Saad e Silvia Vinhas.

Os premiados

Juvenis e sêniors foram os primeiros a receberem o Prêmio Tênis. No momento da cerimônia que pôs frente e frente passado e futuro, Beatriz Maia e Guilherme Clezar, foram escolhidos os melhores juvenis, e Roger Guedes e Patrícia Medrado foram os laureados entre os veteranos.

Clezar, que disputa nesta semana o Orange Bowl, em Miami, não pôde estar presente e seu troféu foi entregue a Ênio Moreira, promotor da Copa Gerdau. "É um evento inédito. Eu trabalho com tênis há 30 anos, e é a primeira vez que se reúnem as mais diversas áreas do tênis nacional em um único evento", disse Moreira.   

No restante da noite, destaque para as categorias de melhor tenista feminino e masculino, vencidas por Nanda Alves e Thomaz Bellucci e, principalmente, para a categoria de melhor tenista geral, também levada pelo atual número 36 do ranking mundial.

Entre os duplistas, André Sá e Marcelo Melo formaram o melhor time, enquanto Bruno Soares, que a partir do ano que vem correrá o circuito em parceria com Melo, foi escolhido o melhor duplista individual. Sá, aliás, era um dos mais empolgados com a premiação. "É ótimo. Desde que eu comecei a jogar, nunca vi um evento como esse. Esse reconhecimento e esse incentivo são muito importantes para a gente", disse.     

Os cadeirantes, uma categoria dentro do tênis competitivo com cada vez mais prestígio, também foram lembrados na celebração. Carlos Santos foi o melhor neste quesito.

Outras categorias

Não apenas os atletas foram lembrados. Treinadores, promotores e jornalistas também tiveram seus trabalhos reconhecidos. João Zwetsch, técnico de Bellucci, foi, assim como seu pupilo, o mais destacado do ano.

Entre os profissionais de imprensa, Régis Andaku, da Folha de S. Paulo, foi o melhor colunista; Dácio Campos e Eusébio Resende, do Sportv, ganharam, respectivamente, como melhor narrador e melhor comentarista, e Paulo Cleto, comentarista da ESPN Brasil e ex-capitão brasileiro na Davis, recebeu como melhor Blog.

Em relação aos veículos de comunicação, o Tenisbrasil, representado por José Nilton Dalcim, levou na categoria melhor site, e o UOL, na figura de seu editor de esportes Murilo Garavelle, recebeu o prêmio de melhor portal.

Figuras fundamentais para o esporte como os patrocinadores e os promotores de evento também tiveram seu espaço. Na categoria melhor torneio, o Brasil Open, representado por Alcides Procópio, foi o escolhido. O Aberto de São Paulo foi escolhido o melhor Challenger e o Chesf Open, de Recife, o melhor Future. Juliano Tavares e Helson Barros receberam os troféus.

Ainda houve premiação para o melhor torneio exibição, categoria vencida pelo grand Champions Brasil, organizado por Dácio Campos, e para os melhores torneios juvenis nacional (semana Guga Kuerten) e internacional (Copa Gerdau). Luciano Faustino recebeu o troféu pelo primeiro evento, e Ênio Moreira voltou ao palco para amealhar mais um troféu, representando o torneio que organiza há 26 anos.

Homenageados

Para encerrar a noite, a revista homenageou Frederico Johannpeter, executivo da Gerdau, Carlos Henrique Custódio, presidente dos Correios e Cláudio Melo Filho, diretor da Odebrecht.

Mais nótícias sobre o mundo do tênis...

+ Ferrer conta que chegou a chorar de raiva durante a partida contra Stepanek

+ Prêmio Tênis celebra hoje os melhores do ano

+ "Hoje fui o Nadaldo saibro", afirma o espanhol

+ Murray diz que está pronto para ganhar Grand Slams

+ Há um dia em São Paulo, Sharapova destaca ótima comida paulistana


ESPECIAL:Menino de sorte - O juvenil Gabriel Dias viveu momentos de sonho no Australian Open e chegou a ser disputado por Federer e Nadal (Confira!)

Felipe De Queiroz

Publicado em 8 de Dezembro de 2009 às 10:46


Notícias