Uma zebra de respeito

Em jogo imprevisível, Djokovic é eliminado por ex-número um juvenil

Jovem tcheco atuou brilhantemente e bateu aquele que parecia imbatível


Invicto em Masters 1000 desde a final em Cincinnati contra Roger Federer em 2015, o sérvio Novak Djokovic sofreu uma amarga derrota em sua estreia em Monte Carlo. Ex-número um juvenil, o tcheco Jiri Vesely desbancou o melhor do mundo e mostrou a todos que é possível vencer quem era, até então, imbatível.

Em 2h06 de confronto, o 55º do ranking ATP conseguiu a vitória por 2 sets a 1 com parciais de 6/4, 2/6 e 6/4. Os dois nunca haviam se enfrentado e nesta temporada o top 60 só havia vencido uma vez, diante de seu compatriota Lukas Rosol, em sua estreia no ATP 500 de Rotterdam.

Agora, classificado para as oitavas de final da competição monegasca, Vesely espera definição de seu próximo adversário, que sairá do duelo entre o italiano Paolo Lorenzi e o francês, cabeça de chave número 13, Gael Monfils. A partida acontece já nesta tarde e encerra o quarto dia de disputas da quadra principal.

O jogo
Após conquistar o primeiro game com um smash e confirmar seu saque, Djokovic protagonizou algo que poucas vezes os espectadores presenciam: em uma troca de bola na rede, Vesely deixou tudo igual ao converter um voleio que passou do lado das pernas do tenista sérvio, que desacreditou no ocorrido. Apesar do episódio, o jogo seguiu normalmente com belos pontos e com os tenistas confirmando seus serviços.

Esta foi somente a segunda vitória de Vesely na temporada 2016

O confronto manteve-se equilibrado. Quando o placar marcava 4/3, os tenistas protagonizaram o game mais disputado da primeira parcial. Menos soberano no saibro do que nas quadras rápidas, Djoko perdeu o oitavo game de zero e teve seu serviço quebrado no seguinte, o que colocou Vesely pela primeira vez à frente no marcador. O tcheco, então, foi para o saque e fechou a parcial com uma bola fora do sérvio.

Conseguindo se impor diante de Nole, o top 60 conquistou o primeiro ponto do segundo set. A pequena vantagem, porém, não durou muito já que o bicampeão de Monte Carlo levou o game inicial. Com dois aces, Vesely conseguiu empatar o jogo. Entretanto, o tcheco passou a errar mais e sofreu uma quebra no sexto game, sem sequer angariar pontos. Para fechar a parcial e tentar se manter vivo na competição, Djoko venceu os dois games seguintes também.

No terceiro set, Vesely pareceu voltar mais confiante e conseguiu sair na frente, mesmo com o adversário no serviço. Antes de ter a quebra devolvida, até contou com o apoio da torcida que via no horizonte a possibilidade de alguém superar o imbatível melhor do mundo. Contando com mais erros não forçados por parte de Djokovic, o tcheco conseguiu abrir 3/1 de vantagem na última e decisiva parcial.

Impossível de sacramentar quem sairia de quadra vitorioso, o confronto continuou com um tentando manter a vantagem conquistada e o outro correndo atrás do prejuízo. Com gritos e forte vibração, o tcheco comemorou muito quando abriu dois games de distância. Apesar de desperdiçar a primeira oportunidade de matar o jogo, Vesely mandou o grande favorito para casa, já na estreia, quando o sérvio devolveu uma bola fora. 

Da redação

Publicado em 13 de Abril de 2016 às 12:13


Notícias ATP Masters 1000 de Monte Carlo Novak Djokovic Jiri Vesely