Ponto-Chave

Em "jogo de xadrez", Roddick aponta início do 3º set como decisivo para vitória contra Federer

Norte-americano conseguiu apenas terceiro triunfo em 24 jogos contra rival e dois deles vieram exatamente nas quadras do Crandon Park, em Miami


Há algo especial em Miami que sempre traz de volta o melhor tênis para Andy Roddick, mesmo que o norte-americano passe pelo pior momento, talvez, de sua carreira. Ocupando apenas a 34ª colocação, o ex-número 1 do mundo enfrentou o carrasco Roger Federer, que havia vencido 21 dos 23 jogos entre ambos, e mostrou que ainda tem condição de voltar a figurar entre os melhores da atualidade.

Ron C Angle (TPL)
Roddick conseguiu a terceira vitória em 24 jogos contra Federer na carreira
Na última segunda-feira, Roddick bateu Federer por 2 sets a 1, com parciais de 7/6(4), 1/6 e 6/4 e anotou o segundo triunfo sobre o adversário exatamente nas quadras do Crandon Park, na Flórida. "Foi um jogo de xadrez", confessou o estadunidense. "Fiquei bem atrás nas devoluções, algo que não fiz muito contra ele recentemente. Acredito que ele tenha ficado um pouco surpreso. Ele fez os ajustes como sempre faz porque assim é Roger. Ele começou a entrar na quadra e me pressionar, então quando fui ver já havia sido 6/1 no segundo set e sacava em 0/40 no primeiro game do terceiro set", analisou Roddick.

Nesse momento, o norte-americano de 29 anos soube usar muito bem sua principal arma - o saque (69% de aproveitamento com o 1º serviço) - e virou o game. Logo em seguida, conseguiu a quebra decisiva no serviço de Federer e nunca mais perdeu a dianteira. "Então, fui capaz de sair daquele jogo que o favorecia e joguei um bom game para quebrá-lo e, depois, meu saque me segurou a partir dali", completou Roddick.

Aparentando cansaço (que ele mesmo confirmou após a partida), Federer preferiu dar todo o crédito ao desempenho do rival, que havia o vencido também em um jogo-exibição no Madison Square Garden, em Nova York, há algumas semanas.

"Ele lutou muito nos break points e fez um jogo perfeito. Talvez se eu tivesse aproveitado as minhas chances poderia ter saído vitorioso", destacou o suíço após a derrota.

O triunfo significou o fim de 16 jogos de invencibilidade para Federer, que vinha de títulos em Roterdã, Dubai (ambos ATP 500) e Indian Wells (Masters 1000). Além disso, Roddick quebrou também a marca de 77 vitórias consecutivas por parte do suíço contra jogadores fora do top 20.

Nessa terça-feira, Roddick, cabeça de chave 31 em Miami, entra em quadra para duelo contra o argentino Juan Monaco, algoz do francês Gael Monfils, 14º favorito na chave.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Em Miami, Roddick tenta cessar má fase e classifica Federer como "maior obstáculo da carreira"

Tenista francês é multado em US$2.500 por insulto racial em Indian Wells

Ex-top 3,Ivan Ljubicic anuncia que vai se aposentar do tênis após o Masters 1000 de Monte Carlo

Revés na estreia contra "freguês" marca pior campanha de Roddick em Memphis em 11 anos

Com desfalque dos tops, Federer é a grande atração da 1ª rodada "esvaziada" na Copa Davis

Almagro Ferrero lideram Espanha contra o Cazaquistão na estreia da Copa Davis

Corretja faz mistério para estreia na Davis e já avisa: Ninguém me disse que não vai jogar em 2012

ESPECIAL:A história por testemunha -Em sua 100ª edição, a Revista TÊNIS fez uma seleção do que ela considera os 100 melhores tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Da redação

Publicado em 27 de Março de 2012 às 14:00


Notícias