Críticas

Em jejum no ano, Federer culpa calendário por chegar "em cima da hora" na Davis

Sem nenhum título de Major após a derrota na semi do US Open, suíço deve chegar apenas nessa terça em Sydney para os Playoffs contra a Austrália


Divulgação
Federer não venceu nenhum torneio Grand Slam na temporada repetindo o feito de 2002
A derrota no último sábado para o sérvio Novak Djokovic, na semifinal do US Open, quebrou uma escrita do suíço Roger Federer. O atual número 3 do mundo não ficava sem um título de Grand Slam desde o ano de 2002. De lá pra cá, Federer somou 16 conquistas, tornando-se o maior ganhador da história. Em 2011, porém, ele passou em branco.

Agora, o atleta de 30 anos vai defender seu país nos Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis, apesar de estar descontente com o calendário do esporte. "Tenho que voar um dia inteiro, chegar na terça à Austrália, e disputar a Davis na sexta. Então isso é bom? Não, não é para quem tem que jogar na semana seguinte a partir de segunda-feira", comentou.

Divulgação
Suíço está preocupado em chegar às pressas na Austrália para a Davis
Para o maior vencedor de Grand Slams da história do tênis, o fato da disputa ser na Austrália dá certo favoritismo aos donos da casa, graças ao desgaste físico que os atletas terão com a viagem e também pela torcida local. "A Austrália é uma das grandes nações que gostam de acompanhar a Copa Davis, obviamente é difícil jogar contra eles. Mas o mínimo que devemos fazer é tentar vencer para voltar ao Grupo Mundial", concluiu Federer.

Neste ano, Federer parou nas semifinais na Austrália e nos Estados Unidos. Na grama de Wimbledon, o suíço chegou até as quartas de final. Já no saibro de Roland Garros, acabou derrotado somente na grande decisão.

Apesar do jejum na temporada de 2011, Federer ressaltou que fez boas campanhas nos grandes torneios. "Tive grandes campanhas nos Slams e poderia até ter ido um pouco melhor, mas fiz duas semis, uma final e outra quartas. Talvez o ano seja duro por conta das derrotas difíceis sofridas em momentos cruciais da temporada", analisou.

Confira mais notícias sobre Roger Federer...

+ Federer admite ter visto jogo de Bellucci e diz que brasileiro estava abatido

+ "Não tenho bloqueio contra Djokovic como o Nadal", cutuca Federer

+ Federer revela gosto pela política e se diz empolgado com eleições presidenciais nos EUA

+ Federer não descarta duplas mistas em Londres e põe Hingis como prioridade

+ Novo trintão, Federer se surpreende com marcas na carreira, mas admite: "Eu quero muito mais"

ESPECIAL:Questão de vida ou morte - Como e por que as rivalidades influenciam o esporte, modificam para melhor o jogo e, sobretudo, nunca são esquecidas como Federer x Nadal (Confira!)

Da redação

Publicado em 12 de Setembro de 2011 às 13:06


Notícias