US Open

Djokovic supera Del Potro em sets diretos e conquista o tricampeonato do US Open

Sérvio alcança marca de 14 títulos de Grand Slam e iguala recorde de Pete Sampras


Divulgação USTA/Garrett Ellwood

Neste domingo (9), o sérvio Novak Djokovic sagrou-se campeão do US Open pela terceira vez na carreira. O título veio após um equilibrado duelo contra Juan Martin Del Potro. Cabeça de chave 6 do torneio, Nole anotou as parciais de 6/3, 7/6(4) e 6/3 após 3h15 de disputa no Arthur Ashe Stadium com teto fechado.

Confira também: Thiago Wild vence italiano e conquista o título juvenil do US Open

Com a conquista, Djokovic chega à marca de 14 títulos de torneios Grand Slam, se igualando ao norte-americano Pete Sampras, empatos na terceira posição. O suíço Roger Federer com 20, e o espanhol Rafael Nadal com 17, são os primeiros da lista.

No caminho até o título em Flushing Meadows, o ex-número 1 do mundo enfrentou: o húngaro Marton Fucsovics, o norte-americano Tennys Sandgren, o francês Richard Gasquet, o português João Sousa, o australiano John Millman, o japonês Kei Nishikori e o argentino Juan Martin Del Potro. Nole perdeu apenas dois sets em sua campanha vitoriosa.

O jogo

O primeiro set da final começou muito equiibrado, sem quebras de serviço até o oitavo game, onde o tenista de Belgrado foi superior nas longas trocas de bola e conseguiu o break point. Com a vantagem, sacou bem e fechou por 6/3.

Djokovic começou a segunda parcial muito rápido, confirmou mais um break no terceiro game e abriu 3/1. O tenista da Tandil seguiu firme, devolveu uma das quebras, venceu três games seguidos e virou o jogo em 4/3. No tie-break, Djokovic foi persistente na estratágia e conseguiu vencer por 7/6(4).

Nole começou bem o terceiro set e manteve a intensidade. Del Potro vacilou e perdeu o serviço no quarto game. Com a vantagem, o cabeça de chave 6 abriu 4/1 e ficou perto da vitória. Entretanto, a Torre de Tandil reagiu e empatou em 3/3. No oitavo game, Novak aproveitou muito bem suas chances e confirmou mais uma quebra. Em seguida, confirmou o saque sem muitas dificuldades e decretou a vitória gigante e o segundo Grand Slam seguido.

Casa cheia no Arthur Ashe Stadium, maior estádio de tênis do mundo com capacidade para 23 mil pessoas. Divulgação USTA

Barty e Vandeweghe campeãs

Divulgação USTA/Garrett Ellwood

Na chave de duplas femininas, a parceria formada pela australiana Ashleigh Barty e a norte-americana CoCo Vandeweghe faturaram o título após vencerem a húngara Timea Babos e a francesa Kristina Mladenovic de virada, parciais de 3/6, 7/6 e 7/6 após 2h31 de jogo no Arthur Ashe Stadium. No caminho até o título em Nova York, as campeãs eliminaram as cabeças de chave 1, 2 e 3 do torneio.

Da redação

Publicado em 9 de Setembro de 2018 às 20:40


Notícias Novak Djokovic Juan Martin Del Potro Nole US Open US Open 2018