Próxima Parada

Djokovic esbanja confiança por boa campanha em Roland Garros para fechar ciclo nos Grand Slams

Após título em Melbourne, sérvio foca em melhorar sua atuação no saibro parisiense, onde seu máximo foi chegar às semifinais em 2007, 2008 e 2011


© Ben Solomon/Tennis Australia
Com o título na Austrália, Djokovic se tornou o quinto tenista a vencer três Majors na sequência
O sérvio Novak Djokovic fez história no último domingo, ou melhor fez parte da história. A batalha de 5h53min contra Rafael Nadal na decisão do Aberto da Austrália foi a mais longa de todos os tempos em torneios Grand Slam. Além disso, Nole se tornou o quinto jogador a vencer três Majors de forma consecutiva - vencera Wimbledon e US Open em 2011 (após Rod Laver, Pete Sampras, Roger Federer e o próprio Nadal).

Por todos esses motivos, seria normal e mais do que merecido se o sérvio de Belgrado quisesse apenas celebrar o momento mágico na carreira e não pensasse, pelo menos por enquanto, no futuro. Porém, o número 1 do mundo já avista horizontes distantes e, na coletiva pós-jogo, Djokovic assegurou que tentará melhorar seu desempenho no único Slam que ainda não conquistou - Roland Garros.

"Minha preparação para Roland Garros vai ser muito importante. Neste ano, estou priorizando os Grand Slams, como todo ano, e os Jogos Olímpicos [de Londres] Eu quero ir bem, quero chegar ao menos na primeira final em Paris. Eu nunca fui a finais lá, mas acho que estou pronto para conseguir isso neste ano", comentou o semifinalista nas temporadas de 2007, 2008 e 2011.

Caso alcance a glória no saibro francês em junho, Djokovic se igualaria a outras lendas como Rod Laver, Don Budge, André Agassi, Federer e Nadal com o ciclo de Majors completamente preenchido. Laver, que esteve presente nas tribunas em Melbourne acompanhando a decisão entre Nole x Rafa, foi o último jogador a vencer todos os quatro Grand Slams em um ano (1969).

Ron C Angle (TPL)
Roland Garros ainda é o "ponto fraco" de Djokovic nos Majors e sérvio quer mudar o panorama em 2012
O sérvio, que alcançou a 14ª vitória (7ª seguida) em 30 confrontos diante do rival, admitiu que tem o privilégio de viver o circuito para experimentar partidas como a de ontem. "Sou um tenista profissional. Tenho certeza que outro jogador diria o mesmo: nós vivemos por partidas como essas. Trabalhamos todos os dias, tentamos dedicar nossas vidas para tais situações de jogar uma seis horas por um título de Grand Slam."

A próxima competição no calendário do sérvio é o ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes, no final do fevereiro. Djokovic defende o título da competição, porém ainda não confirmou presença para a edição de 2012. No momento, ele só quer descansar. "Vou tirar umas duas semanas de férias agora e tentarei aproveitar esta vitória o quanto puder. Depois, vou voltar ao trabalho e a preparação. Há muito o que me espera, mas devo aproveitar este momento", concluiu.

Confira mais notícias sobre Novak Djokovic...

+ "Foi a vitória mais importante da minha carreira", desabafa Djokovic sobre final na Austrália

Irreverente, Djokovic comenta sobre 1ª semifinal na Austrália: 'Vou curtir Federer x Nadalno sofá'

Djokovicminimiza fúria de Baghdatis e "defende" quebra de raquetes no tênis: 'É normal'

Via Twitter, Serena 'tira onda' com Djokovic e o ensina a fazer pose diante das câmeras

Djokovic recebe visita de Maradona em Abu Dhabi e se rende ao talento do argentino com a bola no pé

De férias, Djokovic faz passeio de camelo com "espírito natalino" pelas areias de Dubai

Djokovic é eleito o Atleta Estrangeiro por BBC e se junta a Federer, Nadal e outras lendas do tênis

ESPECIAL:A dieta mágica de DjokovicO que você precisa saber antes de fazer como Novak Djokovic e começar a desfrutar os benefícios de uma dieta sem glúten  (Confira!)

Da redação

Publicado em 30 de Janeiro de 2012 às 07:07


Notícias