Antes da hora

Dirigente quer alteração dos cabeças em Roland Garros para evitar possível duelo precoce de Nadal e Djokovic

Rafa tem poucas chances de entrar no top 4 até o início do torneio francês e, assim, poderia cruzar com outros fortes concorrentes antes da semifinal


Ex-capitão da França na Copa Davis até o ano passado, Guy Forget também é um dos membros do comitê organizador do torneio de Roland Garros. Em entrevista à agência Reuters, o dirigente declarou que o Grand Slam parisiense, que começa no dia 26 de maio, deveria considerar a possibilidade de alterar a ordem dos cabeças de chave, como faziam até há alguns anos em Wimbledon, a fim de favorecer o espanhol Rafael Nadal.

Ron C Angle (TPL)
Até o momento, Nadal estaria em rota de enfrentar algum dos top 4 já nas quartas em Roland Garros
Heptacampeão em Roland Garros, Nadal perdeu a segunda metade da temporada do ano passado por conta de uma séria lesão no joelho esquerdo e voltou apenas em fevereiro desse ano, competindo em cinco torneios. Assim, ele foi ultrapassado pelo compatriota David Ferrer e caiu para o quinto lugar do ranking.

Com o vice-campeonato em Monte Carlo na semana passada, Rafa ficou a quase 1.000 pontos de Ferrer e as chances de tirar o amigo do top 4 são bem remotas já que defende ainda muitos pontos na gira pelo saibro (1.590 contra 830 de Ferrer), principalmente pelos títulos em Barcelona e Roma.

Se Nadal não estiver na relação dos quatro principais pré-classificados em Roland Garros, as chances são grandes de marcar duelos contra Novak Djokovic, seu algoz na decisão em Mônaco, antes das semifinais. É por isso que Forget se mostra a favor de uma possível mudança na nomeação dos cabeças de chave para o evento em 2013.

"Uma vez que podemos vê-los se encontrando nas finais dos grandes eventos nas próximas semanas, seria uma pena tê-los cruzando nas quartas de final em Roland Garros", avaliou o ex-tenista francês. "O regulamento atual permite que os Grand Slams modifiquem a forma de determinar os cabeças de chave, como Wimbledon já fez antes. Não acho que seria ilógico que houvesse essa alteração em Roland Garros", concluiu.

Confiramais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Para os críticos, Nadal avisa: "Tenho muito tempo de preparação para Roland Garros"

Nadal "inaugura" torneio com bate bola ao pôr do sol em fonte de Barcelona

Curto e grosso, Nadal encerra assunto de Monte Carlo: "Perdi uma final e nada mudou"

Nadal diz que vice em Monte Carlo "não é uma tragédia" por não ter treinado antes do torneio

Sem pressão, Nadal afirma estar focado na evolução diária do seu nível: "cada jogo é importante"

Nadal prega humildade e não se considera favorito para chegar a recorde em Monte Carlo

+Nadal reconhece evolução do joelho, mas admite que jogou com dores no Brasil Open

Com precaução, Rafael Nadal revela que tem treinado menos para poupar o joelho

Nadal recarrega as baterias em casa e se prepara para a defesa de mais de 4 mil pontos até Roland Garros

Sem pressa, Nadal não foca em número 1 a curto prazo: "trabalho dia a dia"

+Humilde, Nadal diz que bela campanha na volta ao circuito teve pitada de sorte

ESPECIAL:A bela e a fera - Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final(Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 23 de Abril de 2013 às 10:40


Notícias