Dia de festa para os argentinos em Paris

Dos 15 tenistas que estrearam em Roland Garros, apenas quatro foram eliminados


Depois do título da Copa das Nações no último domingo, na Alemanha, a legião de tenistas argentinos chega a Roland Garros disposta a repetir a campanha de 2004, quando três tenistas do país alcançaram as semifinais do torneio.

O tenista Guillermo Cañas voltou a disputar o Grand Slam francês depois de dois anos e foi o primeiro, dos 15 argentinos presentes na chave principal do torneio, a ganhar sua partida de estréia. Devido ao ótimo início de temporada, Cañas é apontado por muitos como uns dos principais favoritos ao título em Roland Garros depois de Federer e Nadal.

Monaco chegou descansado à Roland Garros
A atuação de Carlos Berlocq nesta terça-feira foi considerada uma das zebras da rodada inaugural em Paris. Vindo do qualifying, o argentino derrotou o cabeça-de-chave número 31, Julien Benneteau, e obteve seu primeiro triunfo na chave principal do Aberto da França.

O tenista número 1 da Argentina, David Nalbandian, voltou ás quadras após sete semanas, venceu o coreano Hyung Taik Lee e iniciou sua caminhada com o pé direito, já que não vinha acumulando boas atuações na temporada.

Outro argentino que reencontrou a vitória foi Gastón Gáudio. Campeão de Roland Garros em 2004, ele chegou a cogitar até a aposentadoria depois de ser eliminado na primeira rodada em seis torneios seguidos no início do ano, mas a vitória em Paris sobre o francês Marc Gicquel pode lhe dar uma nova injeção de ânimo.

Juan Mônaco conseguiu uma vitória épica diante do italiano Fabio Fognini e atribuiu o bom resultado ao planejamento que fez para chegar ao torneio. "Sem menosprezar os outros torneios, Roland Garros é meu objetivo principal. Decidi me poupar e não jogar em Monte-Carlo e Barcelona para chegar na França descansado", revelou o tenista de 23 anos.

Depois de ingressar na chave principal como lucky loser, Zabaleta eliminou Agustín Calleri em um confronto de compatriotas. Além de Calleri, as outras baixas argentinas na primeira rodada de Roland Garros foram as derrotas de Juan del Potro diante de Nadal, José Acasuso para o austríaco Jurgen Melzer e Sergio Roitman diante de Tommy Robredo.

As vitórias de Juan Ignacio Chela, Juan Pablo Brzezicki e Martín Vassallo Argüello completam a lista de êxitos argentinos nos primeiros jogos de Roland Garros. As partidas de Diego Hartfield e Juan-Pablo Guzman foram suspensas e serão reiniciadas nesta quarta-feira.

 

Luiz Pires

Publicado em 29 de Maio de 2007 às 17:01


Notícias