Camaradagem

Dez dicas para ser o companheiro ideal no beach tennis

Atitudes simples podem facilitar e melhorar o entrosamento das duplas da areia


Quem vem participando de torneios de beach tennis com frequência, com certeza já esteve, em algum momento, à procura de um parceiro. Ter um parceiro fixo e, além disso, um bom entrosamento entre os dois é o cenário que todos que competem buscam.

Porém, nem sempre isso é possível, seja pela dificuldade de encontrar um companheiro frequente ou mesmo por algumas incompatibilidades que podem surgir entre jogadores que costumam jogar juntos, como questões financeiras ou diferenças de agendas, por exemplo.

Pensando na dificuldade que é encontrar um parceiro ou, ainda, de se entrosar e manter uma boa parceria, seguem algumas dicas para que o número de pessoas interessadas em jogar com você seja cada vez maior:

1. Apesar de ter uma preferência, saiba jogar com qualidade dos dois lados da quadra.

2. Tenha um estilo de jogo variado e que possa se adaptar a diversos parceiros. Ter apenas um estilo de jogo não faz de você um bom parceiro.

3. Treine a parte técnica e se prepare fisicamente antes, durante e depois de torneios.

4. Use palavras de motivação quando seu parceiro errar. Afinal, com certeza você também cometerá erros durante a partida e é esse o espírito do jogo em duplas. Você e seu parceiro irão errar diversas vezes e um deverá apoiar o outro sempre.

5. Entenda que as pessoas são diferentes e que cada uma tem sua maneira de lidar com a pressão de um jogo. Converse com seu parceiro sobre as preferências dele em momentos difíceis da partida e saiba como você pode ajudá-lo. Por exemplo, alguns jogadores são mais vibrantes, outros preferem ter seu momento de silêncio entre os pontos.

6. Saiba diferenciar a hora da diversão e da concentração (dentro e fora da quadra).

7. Entenda o real sentido das palavras “parceiro” e “dupla”. Se o seu parceiro não está em um bom dia dentro da quadra, saiba trazer para si a responsabilidade de motivá-lo durante a partida ou mesmo de consolá-lo após uma derrota.

8. A postura de bom parceiro também é aplicada fora da quadra. Creditar aos dois jogadores as vitórias e as derrotas é uma postura muito nobre. Afinal, aquele amigo que escuta seu discurso pós-jogo pode ser seu parceiro no futuro.

9. Dê importância à alimentação e ao descanso. Ambientes informais e de descontração dos torneios de beach tennis podem ser uma armadilha para o seu rendimento. Apesar de nem todos serem jogadores profissionais e terem suas rotinas voltadas ao alto rendimento, sair com a vitória da quadra é objetivo da maioria dos amadores.

10. Converse sempre com seu parceiro após o término de um torneio. É importante que os dois jogadores exponham, sem mágoas e com sinceridade, os aspectos positivos e negativos da última competição. De preferência, que a conversa seja realizada fora do ambiente do torneio e em um momento em que os dois já esfriaram a cabeça e acalmaram os ânimos. Só assim vocês poderão decidir, juntos, o futuro da dupla.

A boa dupla

Formar uma boa dupla não significa necessariamente ter bons resultados. Formar uma boa dupla é ter ao seu lado um parceiro, no melhor sentido da palavra, que tenha objetivos semelhantes aos seus, sejam eles de estar no campeonato por diversão ou competir para ganhar.

Uma parceria bem sucedida é, acima de tudo, formada por pessoas que se respeitam e que respeitam os adversários, mas que também, de alguma maneira, se identificam. Claro que em um torneio, a rivalidade e o espírito competitivo são enaltecidos pelos jogadores, mas o grande diferencial do beach tennis é que os jogadores tenham consigo o intuito de manter essa disputa em níveis saudáveis, o que ainda faz do beachtennis um esporte diferenciado.

Marcela Evangelista

Publicado em 11 de Novembro de 2016 às 13:13


Notícias Beach Tennis Dicas Parceria Dupla Entrosamento