Copa Davis

Derrotado pela Índia, Brasil perde a chance de receber o astro Djokovic

Caso tivesse voltado ao Grupo Mundial, equipe brasileira estrearia em casa contra a Sérvia, atual finalista


Djokovic seria adversário do Brasil caso estivessemos no Grupo Mundial
A derrota para a Índia no último fim de semana ainda é lamentada por todos os amantes de tênis no Brasil. A surpreendente virada será difícil de ser esquecida, ainda mais depois do sorteio das chaves da Copa Davis para 2011, realizado hoje. Embora certamente não chegássemos como favoritos, poderíamos ter a chance de receber Novak Djokovic, uma das maiores estrelas do tênis mundial, em solo brasileiro.

Após bater a equipe de João Zwetsch em uma incrível virada por 3 a 2, os indianos se classificaram para o Grupo Mundial e vão encarar pela primeira rodada os sérvios, que enfrentarão os franceses na final da edição deste ano. Como o último confronto entre as duas equipes aconteceu na Índia, em 1988 - quando o país do leste europeu ainda era representado pela Iugoslávia - o duelo da próxima temporada será disputado em solo sérvio.

Caso fosse o Brasil o vencedor do confronto do último domingo, jogaríamos em casa contra a equipe liderada pelo número dois do mundo Novak Djokovic. Isso porque a última e única vez em que os dois times se enfrentaram foi em 1967, com incrível vitória da equipe brasileira, comandada por Edison Mandarino e Thomaz Koch, por 3 a 2 na cidade de Zagreb.

Claro que, neste momento, o ideal é sequer olhar para a tabela do Grupo Mundial e tentar se concentrar no Zonal Americano para buscarmos mais uma vez a sonhada volta à elite do tênis. O Brasil, cabeça-de-chave, espera o vencedor de Uruguai e México para lutar por uma vaga nos playoffs.

Mas, inevitavelmente, voltamos a lamentar a chance perdida contra a Índia, que nos colocaria não só entre as melhores equipes do planeta como também nos daria a chance de receber em solo brasileiro uma estrela do tênis mundial, algo raro por aqui. Mas, bola pra frente e que venha 2011 e mais uma tentativa de voltarmos ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído.

Mais notícias sobre a Copa Davis...

+ Após polêmica com Nalbandian, técnico argentino afirma que continua no comando da equipe

+ Após virada, Sérvia conta com a torcida para realizar "sonho" na Davis

+ Cinco duplas podem garantir a vitória de seus países neste sábado

+ Monfils: "Se mantiver esse nível, posso ganhar um Grand Slam"

+ Após vitória, Mello afasta polêmica, elogia os indianos e agradece apoio dos brasileiros

ESPECIAL:Um passeio em Bauru- Relembre  a vitória brasileira em cima do Uruguai, que classificou a equipe para enfrentar os indianos (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Setembro de 2010 às 07:40


Notícias