Má fase

Derrota na estreia em Xangai tira Davydenko do top 10

Tenista russo era o atual campeão do torneio chinês disputado em piso rápido coberto e sofrerá forte queda no ranking


Ron C Angle (TPL)
Russo Davydenko não faz uma boa temporada em 2010 e sairá do top10 na próxima semana
Em um ano marcado por contusões, o russo Nikolay Davydenko continua com sua má fase na temporada de 2010. Atual campeão do Masters 1000 de Xangai, o russo cabeça-de-chave número seis não foi páreo diante do alemão Mischa Zverev e caiu logo na estreia em sets diretos. Pior do que a precoce eliminação no evento chinês, Davydenko terá uma péssima notícia na próxima semana, quando despencará no ranking da ATP, saindo do seleto grupo dos 10 melhores tenistas do mundo.

O russo de 29 anos defendia 1000 pontos da vitória na China no ano passado diante de Rafael Nadal na decisão e com isso, sairá do top10 pela primeira vez em mais de cinco anos. Depois da partida dessa quarta-feira, o russo afirmou que seu problema é mais psicológico do que técnico. "Sei que posso jogar muito bem. Faço coisas boas, consigo fazer winners, mas acho que é agora um problema mais psicológico. Se eu puder ficar mais relaxado, não pensar muito em resultados e me concentrar apenas no jogo, posso jogar bem. Porque quando cometo erros, começo a ficar mais nervoso. Isso é o que me atapalha agora, neste momento, isso é o que é mais difícil", declarou Davydenko.

O começo da temporada foi primoroso para o atleta, que venceu o primeiro torneio do ano em Doha, no Catar. A partir de março, após a disputa do Masters 1000 em Indian Wells, ficou afastado do circuito com uma grave lesão no pulso esquerdo e, daí em diante, sua temporada ficou marcada por várias eliminações em primeiras rodadas nos grandes torneios ao longo do ano. O auge da carreira do atleta nascido na Ucrânia foi em 2006, quando alcançou a terceira colocação no ranking de entradas em novembro após a disputa da Masters Cup daquela temporada.

Veja as últimas notícias do mundo do tênis...

+ Porto Alegre recebe 16 países em Future no fim do mês

+ Irmãs Williams aparecem entre as cem mulheres mais influentes do mundo

+ De volta às quadras, Federer tem chave dura pela frente em Xangai

+ Em boa fase, Ivanovic aponta "Sudoku" como estratégia de concentração

+ Guga faz a alegria da garotada em comemoração antecipada do "Dia das Crianças"

ESPECIAL: Campanhas mirabolantes dos anos 2000 - A revista tênis fez uma seleção de 40 zebras que ocorreram desde o ano 2000 nos quatro principais torneios do mundo e nas olimpíadas

Da redação

Publicado em 13 de Outubro de 2010 às 17:31


Notícias