Polêmica

Davydenko, González e Baghdatis dizem que novo piso australiano é lento

Gasquet reclamou até das bolas


Davydenko diz que não conseguiu gerar potência
Três participantes do torneio-exibição de Kooyong, o russo Nikolay Davydenko, o chileno Fernando González e o cipriota Marcos Baghdatis, reclamaram do novo piso que será utilizado no Aberto da Austrália, o plexicushion. Segundo eles, a superfície é mais lenta do que o rebound ace, utilizado até o ano passado.

A intenção dos organizadores do primeiro Grand Slam da temporada era deixar o jogo mais rápido, uma vez que o Aberto da Austrália era o alvo de várias críticas em relação à velocidade do piso.

 

Mas os tenistas estão sentindo outra coisa. Davydenko, por exemplo, afirmou que não conseguiu agredir Baghdatis do fundo de quadra no duelo entre eles em Kooyong. "Parece uma quadra sintética, mas ela se comporta um pouco mais devagar", disse.

"Não senti nenhum poder ao bater no fundo de quadra, tanto na minha direita quanto na esquerda. Depois do saque, trocávamos algumas bolas. Eu tentava atacar para vencer o ponto, e fiquei surpreso ao descobrir que a quadra não estava tão rápida."

Baghdatis concordou com o russo e disse que os jogadores têm de se acostumar com a nova superfície. "Como todos dizem, a quadra está lenta. O que precisamos fazer é se adaptar a elas. É o que estou tentando fazer aqui", acrescentou.

"No rebound ace, o quique da bola era maior. Em compensação o jogo era mais devagar. Agora, o quique diminiu, assim como a velocidade do piso. É uma superfície nova e precisamos aprender a jogar nela. É o nosso trabalho e precisamos aceitar isso."

González, finalista no Aberto da Austrália do ano passado, é outro que acredita na queda da velocidade do Grand Slam. "As quadras estão muito mais devagar do que em 2007. Acredito que ela é muito boa para o meu jogo, para os sul-americanos e especialistas no saibro."

Já o francês Richard Gasquet foi mais longe e reclamou das bolas. "Para mim, estão usando o tipo errado de bolas para essa quadra. Estão muito pesadas. Você precisa fazer muita força para a bola andar. Não é bom para os ombros, e fica parecendo uma quadra de saibro às vezes", afirmou.

Gasquet foi eliminado na segunda rodada de Sydney, torneio que usa a mesma superfície e bola do Aberto da Austrália.

Da redação

Publicado em 9 de Janeiro de 2008 às 18:32


Notícias