Com título inédito em Xangai, Federer toma segundo lugar de Nadal e encosta em Djokovic

Caso o suíço vença o Masters 1000 de Paris e o ATP Finals, ele retoma a liderança do ranking após mais de 2 anos


federer

Roger Federer conquistou seu 23º título de Masters 1000 em Xangai

O suíço Roger Federer mostrou em Xangai que ainda tem muita lenha para queimar, após um ano de 2013 fraco, o atual número 2 do mundo conseguiu uma grande reviravolta para 2014 e conquistou seu 4º título da temporada, segundo Masters 1000 consecutivo. O suíço bateu Gilles Simon na final em Xangai por 7/6(6) e 7/6(2), em 1h53 de partida, para ganhar seu 81º título na carreira.

Beneficiado pela derrota de Nadal logo na segunda rodada em Xangai, Federer ultrapassou o espanhol e se tornou o 2º colocado no ranking da ATP. Agora, o suíço buscará um final de ano perfeito para tentar desbancar Novak Djokovic e voltar ao topo do tênis mundial, fato que não acontece desde Outubro de 2012.

Para retomar a liderança, Federer depende também dos resultados de Djokovic, mas caso ele vença os títulos do Masters 1000 de Paris e do ATP Finals, ele garante sua ascensão ao número 1 do mundo, mas o tenista parece estar tranquilo em relação a isso. O sérvio tem 11.510 pontos e Federer soma 9.080, Djoko defende os títulos na França e Inglaterra, enquanto Federer chegou nas semis em ambos os torneios.

"Eu não vou mudar meu calendário por conta disso. Eu nem pensei muito sobre isso, para ser muito sincero," Roger comentou a respeito de retomar a liderança do ranking. "A responsabilidade está na raquete de Djokovic, ele quem manda. Mas, no entanto, eu ainda vou continuar jogando e espero que bem."

Com o final da temporada, o "trintão" Roger Federer está mais vivo do que nunca. O tenista foi vice em Wimbledon, semi no US Open e chegou nas três últimas finais de Masters 1000, vencendo em Cincinnati e Xangai e perdendo para Tsonga em Toronto.

"Geralmente todos dão uma desacelerada no final da temporada, não para mim desta vez," falou Roger Federer após seu 4º título do ano. "Neste ano tudo ocorreu muito bem. Eu tenho tantas boas memórias para aguardar neste final de temporada, o que é muito legal."

Após o final da temporada regular da ATP, Roger Federer se unirá a Stanislas Wawrinka rumo a Nice, para jogar a final da Copa Davis contra a França. Federer busca pela primeira vez colocar seu país no topo da "Copa do Mundo do Tênis".

Da redação

Publicado em 13 de Outubro de 2014 às 14:50


Notícias Roger Federer Federer Xangai Simon