Na luta

Capitão brasileiro minimiza nova derrota na Davis e promete time mais forte para 2012

País esteve a um ponto de bater a Rússia nos Playoffs, mas João Zwetsch elogiou time que mostrou atitude e potencial para voltar ao Grupo Mundial


Marcelo Ruschel/ POA Press
Capitão João Zwetsch apóia jogadores durante confronto diante da Rússia em Kazan
Pela sexta vez consecutiva, o Brasil não conseguiu alcançar seu objetivo de retornar ao Grupo Mundial da Copa Davis e, novamente, o time de João Zwetsch chegou muito perto. Após a derrota diante da Índia no ano passado após estar vencendo o confronto por 2 a 0, o país ficou a um ponto de eliminar a forte equipe da Rússia, mas tomou a virada e terá que fazer nova tentativa em 2012.

A derrota para a Rússia abalou a equipe brasileira e o capitão João Zwetsch e Ricardo Mello estavam segurando as lágrimas logo após o confronto definido por 3 a 2 para os anfitriões. No entanto, o sentimento é totalmente diferente do que enfrentamos na última temporada, segundo o próprio Zwetsch. Afinal, todos fizeram o máximo e estiveram próximos de superar a equipe bicampeã da competição.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Mello falhou no último duelo e Brasil amargou nova derrota na Davis
"Não é fácil tentar superar uma equipe como a Rússia na casa deles. Os jogadores foram muito lutadores, heróicos em muitos momentos. A avaliação que eu faço é que o Brasil evoluiu muito. Vamos voltar ainda mais fortes no ano que vem, podem ter certeza disso", afirmou o capitão.

Para Zwetsch, o Brasil mostrou que está preparado para disputar a divisão de elite do tênis mundial apesar da derrota. A atitude do elenco já foi bem mais positiva no sentido de entender o espírito de Copa Davis. Thomaz Bellucci, quem teve dois match-points na quarta partida do confronto e sucumbiu para Mikhail Youzhny após cinco horas, recebeu os elogios de seu ex-treinador.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Para Zwetsch, Bellucci mostrou grande evolução na Copa Davis
"Talvez tenhamos desperdiçado chances mais reais do que esta porque nossos jogadores não tivessem entendido claramente o que é participar de uma Copa Davis. Na Rússia nós conseguimos muito perto disso. O Thomaz fez uma partida brilhante na sexta-feira contra o Igor Andreev. Contra o Mikhail Youzhny foi um jogo-chave, o que se viu foi um jogo que talvez não pudesse ter um nível mais alto. Estivemos muito perto da vitória contra um jogador como o Youzhny que quem acompanha o tênis no dia a dia sabe o quanto é forte. Thomaz está de parabéns", exaltou Zwetsch.

Nesta semana, os brasileiros ficarão sabendo quem vão enfrentar novamente pelo Zonal Americano I no próximo ano. Mas, mesmo sem o objetivo estipulado em Kazan, o capitão afirma que a atuação brasileira coroa uma nova fase no tênis nacional.

"A gente está num momento novo, o tênis está se fortalecendo cada vez mais, ganhando credibilidade em todas as áreas, com gente cada vez mais competente. Ninguém teria feito melhor do que eles esta semana. Saem todos daqui com a cabeça erguida".

Confira as últimas notícias sobre a Copa Davis...

Capitão brasileiro se empolga com Bellucci: "Ele pode ganhar de qualquer um"

Nadal vê Espanha perto de mais uma final na Davis e diz que prefere encarar Argentina

Bellucci mostra confiança e espera vitória nas duplas para pôr pressão na Rússia

Djokovic alega dores nas costas e não joga o 1º dia das semifinais da Davis

Bellucci e Mello mostram confiança para dar vantagem ao Brasil no 1º dia da Davis

ESPECIAL:Na trave, de novo... - Brasil abre 2 a 0 no primeiro dia, mas toma virada espetacular dos indianos e perde mais uma chance de ouro de voltar ao Grupo Mundial (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Setembro de 2011 às 05:41


Notícias