Oportunidade

Capitão brasileiro comemora decisão com Rússia e quer saibro "não muito rápido" na Copa Davis

João Zwetsch enfatizou a importância de decidir os Playoffs jogando no Brasil e até Guga se mostrou satisfeito com adversário em setembro


Marcelo Ruschel/ POA Press
Bellucci e Cia vão enfrentar a Rússia nos Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis
O sorteio da última quarta-feira que definiu a Rússia como adversária do Brasil nos Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davisanimou o capitão João Zwetsch. Esta será a segunda vez consecutiva que o país encara os europeus por uma vaga na elite do tênis mundial - no ano passado, em Kazan, Thomaz Bellucci e Cia ficaram a um ponto de superar os rivais, mesmo jogando em um piso rápido e coberto. Dessa vez, a equipe verde-amarela jogará em casa, algo comemorado por Zwetsch.

"Foi bom [o sorteio]. Esperávamos, antes de qualquer coisa, poder jogar em casa. Qualquer equipe que tivéssemos que enfrentar seria difícil, mas o fato de poder jogar no Brasil será muito importante para nós", declarou. Nos últimos seis anos, o Brasil sempre jogou a repescagem, porém acabou derrotado por Suécia, Áustria, Croácia, Equador, Índia e Rússia, respectivamente.

Questionado a respeito dos russos, Zwetsch elogiou o nível do time, mesmo que os principais nomes da nação na última década - Nikolay Davydenko e Mikhail Youzhny - estejam em baixa. "Eles têm uma equipe muito forte, experiente e sólida. O fato de termos perdido por pouco na Rússia nos dá a sensação de que, jogando no Brasil e com o apoio dos torcedores, nossas possibilidades são maiores", opinou.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Capitão João Zwetsch escolheu o saibro não muito rápido como ideal para encarar a Rússia em setembro
O direito de escolher, dessa vez, o piso e o local do confronto não anima somente o capitão brasileiro, mas também Gustavo Kuerten, jogador que defendeu o Brasil nos tempos de Grupo Mundial. "Acho que a Rússia em casa é uma boa. Quase ganhamos deles ano passado lá", escreveu Guga em seu perfil no Twitter antes mesmo do sorteio.

O duelo será realizado entre os dias 14 e 16 de setembro. A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) tem até o dia 1 de maio para designar o local e o piso, porém Zwetsch já tem consciência de que o piso lento é o ideal para o encontro. Vamos jogar no saibro", disse o capitão, nesta quarta-feira. "Não poderemos escolher locais muito rápidos porque os russos jogam bem nesta condição", explicou..

O Brasil vem de vitória por 4 a 1 diante da Colômbia em São José do Rio Preto, enquanto que a Rússia foi derrotada na primeira rodada do Grupo Mundial frente à Áustria por 3 a 2, fora de casa. A última vez em que a equipe tupiniquim disputou a principal divisão da competição entre países foi em 2003, comandada ainda por Guga.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Bellucci aprova sorteio e crê em retorno do Brasil à elite da Copa Davis: "Agora é a nossa vez"

Brasil reencontra Rússia nos Playoffs e joga em casa para voltar à elite da Copa Davis

ITF define cabeças de chave e Brasil pode enfrentar Suíça de Federer nos Playoffs daCopa Davis

Titular pela 1ª vez, Feijão abre confronto na Davis diante de Giraldo em Rio Preto

Capitão brasileiro aponta saques de Bellucci Feijão como aliados para duelo contra a Colômbia na Davis

Com desfalque dos tops, Federer é a grande atração da 1ª rodada "esvaziada" na Copa Davis

Almagro Ferrero lideram Espanha contra o Cazaquistão na estreia da Copa Davis

ESPECIAL:Quase!- Depois de dois anos de derrotas frustrantes, revés contra a Rússia no Play-off da Copa Davis deixou um gosto amargo, sim, porém uma sensação de que estamos quase lá  (Confira!)

Da redação

Publicado em 12 de Abril de 2012 às 06:04


Notícias