Na Torcida

Capitã aposta em experiência como ex-titular para comandar Brasil na Fed Cup

Carla Tiene orientou treino na última 5ª com Teliana Pereira, Paula Gonçalves, Bia Haddad e Laura Pigossi, time que jogará em Medellín a partir do dia 6


Tricia Vieira/Fotoarena
Time do Brasil jogará o Grupo B do Zonal Americano da Fed Cup contra México, Paraguai e Chile
Na última quinta-feira, a equipe brasileira da Fed Cup iniciou seus treinos em São Paulo visando à competição entre seleções, que acontecerá entre 6 e 9 de fevereiro em Medellín, na Colômbia. Sob o comando de Carla Tiene, o país viaja com Teliana Pereira, 24 anos, número 1 do país e 163ª do ranking, Paula Gonçalves, de 22 anos, Laura Pigossi, 18 anos, e Beatriz Haddad Maia, de 16 e que jogou o torneio em 2012.

O país joga o Zonal Americano da Fed Cup, equivalente à terceira divisão, e vai estar no Grupo B, com México, Paraguai e Chile pela frente. Na outra chave, os favoritos Canadá e Colômbia têm como demais rivais o Peru e a Venezuela.

O vencedor de cada chave se enfrenta na decisão do Zonal, sendo que o melhor das Américas disputa o Playoff para o Grupo Mundial II com uma das perdedoras da primeira rodada.

Tricia Vieira/Fotoarena
Teliana Pereira será o grande destaque do país em Medellín
O Grupo II será disputado entre 8 e 9 de fevereiro e destaca os seguintes duelos - a França, de Marion Bartoli, contra a Alemanha, de Sabine Lisicki e Julia Goerges; a Suíça diante da Bélgica; a recém-integrante Argentina contra a Suécia; e a Espanha, da nova capitã Conchita Martínez, contra a Ucrânia.

Titular por vários anos do Brasil na Fed Cup, Tiene, com sete vitórias e três derrotas como titular, acredita que a experiência nos jogos pode ser fundamental para suas comandadas.

Tricia Vieira/Fotoarena
Com apenas 16 anos, Bia Haddad fará segunda aparição na Fed Cup
"Eu vivi isso na pele. Acho que dá para passar um pouco da experiência. Falei para elas que a Fed Cup é uma competição diferente, representar o Brasil para quem vive de esporte individual não é a mesma coisa que esporte coletivo. Acho que no momento mais importante isso vai fazer a diferença, saber o que elas estão sentindo ali, isso é o mais importante", afirmou a capitã, que destacou também o comprometimento e empenho das brasileiras durante os treinos.

Única representante do Brasil no top 300 da WTA, Teliana Pereira mostrou felicidade ao retornar ao time. Em 2012, a pernambucana viveu imbróglio com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), mas a situação se solucionou ainda no final do ano passado. Agora, ela se mostra motivada a levar a sua nação à classificação.

"Eu estou muito feliz [de ser convocada]. Sempre gostei muito de jogar competições por equipe, principalmente poder representar o meu país. Quero muito poder trazer essa classificação para o Brasil", disse Teliana, que viajou à Austrália nesse começo de janeiro para disputar qualifying de três eventos de primeira linha da WTA - Brisbane, Hobart e o Australian Open.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

Revista sugere Serena, Azarenka e Neymar como celebridades esportivas para se seguir no Instagram

+Lideradas por Ivanovic, musas arrasam na cozinha e convidam garotada para banquete na Tailândia

"Turbinada", Serena Williams é a nova embaixadora de marca australiana de lingeries

+Sharapova ironiza revista que a apontou como a mais bem paga do mundo: "têm acesso à minha conta?"

+Desolada, musa Maria Kirilenko confessa que Serena deveria jogar com os homens

+Venus Williams será o grande destaque de primeira edição do WTA de Florianópolis

+Musas do tênis quase mostram o que não devem em treino numa quadra de espelhos naAustrália

WTA confirma Rio de Janeiro e Brasil passará a ter dois torneios a partir de 2014

ESPECIAL:Quem jogará o WTA brasileiro?- A Revista TÊNIS fez um levantamento do número de torneios e de jogadores (homens e mulheres) no ranking desde 2000 para entender como o torneio WTA - que ocorrerá em 2013 - pode ajudar a mudar a perspectiva do tênis feminino brasileiro (Confira!)

Da redação

Publicado em 1 de Fevereiro de 2013 às 12:30


Notícias