Australian Open 2012

Campeã, Azarenka agradece à avó e ao técnico por crescimento emocional

Antes famosa por chorar, brigar com árbitros e destruir raquetes, a nova número 1 destaca atitude de vencedora após abocanhar seu primeiro Major


Ben Solomon / Tennis Australia
Com "atitude campeã", Azarenka superou histórico de confusões e chegou ao seu 1º Slam e ao topo do ranking.

Há pouco tempo, era praticamente impossível dissociar Victoria Azarenka de confusão. Uma jovem tenista reconhecidamente talentosa, mas marcada por discutir veementemente com árbitros e adversárias, e por destruir suas raquetes. Entretanto, o público que assistiu sua arrasadora vitória sobre Maria Sharapova por 6/3 e 6/0 na final do Aberto da Austrália, viu uma jogadora bastante segura, especialmente nos pontos decisivos, e até mesmo sorridente.

Mas engana-se quem pensa que a nova número 1 do mundo não ficou nervosa na partida de hoje. "Eu estava muito nervosa. Antes do jogo, não via a hora de entrar em quadra e ficava pensando: ''''Ok, estou pronta. Mas que horas é o jogo? E que horas são?'''' ", brincou Azarenka em sua entrevista coletiva depois do título em Melbourne.

"Creio que consegui lidar muito bem com a situação, depois de um começo de jogo difícil. Os dois primeiros games foram um pequeno desastre. Maria estava bem agressiva e eu tentava responder da mesma forma e acabava errando. Mas aos poucos eu consegui relaxar e fazer o possível para ganhar todos os pontos. Fui lutando, lutando e consegui mudar a partida", comentou a bielorrussa de 22 anos sobre sua atuação quase perfeita na Rod Laver Arena.

Um dos agentes para essa mudança na postura de Azarenka é o técnico francês Sam Sumyk, que substituiu o português António Van Grichen no fim de 2009. Vika conta que embora o francês não tenha imposto um padrão de comportamento, suas orientações a fizeram crescer como tenista. "Sam me educou e guiou meu crescimento emocional para que encontrasse aquele espírito de campeã. Isso é muito importante, especialmente para as jovens jogadoras, porque no final do dia ninguém pode segurar a raquete por você."

© Ben Solomon/Tennis Australia
No ranking desta segunda-feira, Vika aparecerá com 8.595 pontos, quase 1.000 à frente de Petra Kvitova

A família também faz parte dessa evolução de Azarenka. Em especial a avó, grande incentivadora de sua carreira, já elogiada pela tenista bielorrussa no ano passado, em Wimbledon, e também depois do jogo contra Agnieszka Radwanska pelas quartas de final. "Ela é uma pessoa incrível. Trabalhou a vida toda até os 71 anos. Eu e minha família precisamos assinar uma carta para que ela deixasse o serviço, senão, ela continuaria acordando às 5 da manhã e indo para lá todos os dias." 

"É incrível perceber o quanto as pessoas trabalham enquanto eu apenas estou jogando tênis. Então, estou sempre feliz em quadra. Se perder uma partida, a vida continua. É apenas uma partida de tênis.", concluiu.

Com o título em Melbourne, Victoria Azarenka assumirá a liderança do ranking da WTA na próxima segunda feira com 8.585 pontos, seguida por Petra Kvitova com 7.690. Vice campeã na Austrália, Sharapova ficará com o terceiro lugar com 7.560 pontos. Já Caroline Wozniacki, que chegou ao torneio no topo da lista, aparecerá apenas em quarto lugar, posição que não ocupava desde julho de 2010, com 7.085 pontos.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

 + Kuznetsova e Zvonareva revelam que formaram parceria campeã de última hora

Clijsters se diz orgulhosa pela dedicação na Austrália e já mira boa campanha em Roland Garros

Nabriga pela liderança, Sharapova prega respeito a Kvitova:''É a tenista a ser batida''

Venus e Serena são convocadas para defender os EUA na Fed Cup em fevereiro

Wozniacki minimiza perda da liderança do ranking: "Ao final do ano veremos quem é a melhor"

Navratilova enche Kvitova de elogios e ataca Wozniacki: ''''Ela não é a verdadeira número 1''''

ESPECIAL:Novidades no ar - WTA Championships, disputado em Istambul, mostrou que teremos muita briga pelas primeiras posições do ranking em 2012   (Confira!)

Da redação

Publicado em 28 de Janeiro de 2012 às 07:08


Notícias