Rumo a Moscou
Campeões vão representar o país no mundial que acontece na Rússia, em julho
A forte e persistente chuva na praia de Pajuçara, em Maceió (AL), não tirou o brilho e a grande disputa nas decisões do Meridiano Hotel Open de Beach Tennis nessa semana. As duplas da seleção brasileira que irão ao Mundial em Moscou, na Rússia, em julho, conquistaram o título da maior competição da história no esporte disputada no estado de Alagoas distribuindo US$ 10 mil em premiação com pontuação para o ranking mundial.
No feminino, as campeãs do Mundo, a carioca Joana Cortez e a paranaense Rafaella Miiller, vice-líderes do ranking mundial, única dupla de fora da Itália a ganhar o evento mais forte do mundo jogado em Cervia, na Itália, superaram a dupla cabeça de chave 2 formada pela carioca Samantha Barijan, ex-número 1 do mundo, e a paranaense Marcela Vita, com parciais de 7/6 (7/3) 7/6 (7/5). "Foi uma semana de superação, tive problemas estomacais, Joana perdeu o cachorro e companheiro dela. O que foi mais importante foi que ganhamos mesmo sem jogar o nosso melhor e o dia foi complicado com para e volta por conta da chuva, quadra e bola pesada, muitos rallies. Estamos muito felizes", celebrou Miiller que termina a gira brasileira com Joana com três títulos levantando João Pessoa (PB), Niterói (RJ) e agora Maceió (AL).
No masculino, Ralf Abreu, de Niterói (RJ), e Diogo Carneiro, do Rio de Janeiro, campeões Pan-Americanos e dupla cabeça de chave 2, derrotaram os santistas Marcus Ferreira, 12º, e Thales Santos, 10º, por 6/4 7/6 (4) em jogo onde salvaram set-point na segunda etapa. Eles levantam a terceira conquista em quatro finais no Brasil - ganharam João Pessoa (PB), Balneário Camboriú (SC) e foram vice-campeões em Niterói (RJ): "Foi uma sequência de quatro torneios no Brasil, nos preparamos muito bem, colhemos os frutos. Não esperavamos que os resultados fossem tão bons assim, foi muito bom. Hoje foi um dia à típico, é difícil jogar com chuva, mas conseguimos nos manter bem concentrados e ir bem com essas condições", comemorou Ralf, atual 18º do mundo que junto com seu parceiro deve entrar, dentro de três semanas, para o top 15 mundial.
A dupla terá um desafio inédito na carreira de representar o Brasil pela primeira vez no Mundial por equipes em Moscou junto com Cortez/Miiller, Marcela Vita e Vinícius Font: "Estamos muito otimistas, nunca pensamos ter essa sequência, vamos tentar nosso melhor. Hoje ganhamos de uma dupla que perdemos muitas vezes e vamos focar em Kazan que será muito importante", seguiu Diogo, de apenas 21 anos.
Ao todo foram 155 atletas de 12 estados brasileiros e quatro países diferentes (Brasil, Chile, Itália e República Tcheca) sendo 27 duplas (18 no masculino e nove no feminino) no Profissional. O torneio teve 8 jogadores no top 20 mundial do ranking.
Profissional:
Masculino
(2) Ralf Abreu/Diogo Carneiro 2x0 (1) Thales Santos/Marcus Ferreira (BRA) 6/4 7/6 (4)
Feminino
(1) Joana Cortez/Rafaella Miiller 2x0 (2) Samantha Barijan/Marcela Vita 7/6 (7/3) 7/6 (7/5)
Categorias amadoras:
Masculina A - Edwin Suikerbuik/Patrick Alverga (Rio Grande do Norte)
Masculina B - José Rios e Carlos Gabriel (Alagoas)
Masculina C - Bruno Reis/Alexandre Land (Alagoas)
Feminino B - Elisa Gritti Patrícia Fabiana (Pernambuco)
Feminino C - Adriana Amorim/Renata Moreira (Alagoas)
Dupla Mista B - Pedro Consiglio/Neuza Nogueira (Alagoas)
Dupla Mista C - Daniel Camerino/Adriana Amorim (Alagoas)
Veteranos 50+ - Flavio Orosco/Jorge Consiglio (Alagoas)
Veteranos 40+ - Edwin Suikerbuik e Patrick Alverga (Rio Grande do Norte)
Fonte: CBT
Publicado em 25 de Maio de 2017 às 10:35