Pré-Rio

Brasil Tennis Cup funcionará como aquecimento para Olimpíadas

Em coletiva, organizadores deram detalhes sobre a competição que antecede os jogos


A menos de quatro meses dos Jogos Olímpicos do Rio, a FCT (Federação Catarinense de Tênis) sediou coletiva de imprensa do WTA Brasil Tennis Cup. A competição, que antecede o maior evento esportivo do mundo, acontecerá entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, em Florianópolis. As condições, semelhantes àquelas que serão oferecidas na cidade maravilhosa, prometem ser um atrativo.

Teliana achou um espaço na agenda para participar do evento em Santa Catarina. Seu próximo torneio é o WTA de Rabat, no Marrrocos, a partir do dia 25 de abril. (Crédito: Carlos Killian)

Por causa da proximidade com as Olimpíadas e visando o bem-estar dos atletas, a programação do torneio sofreu uma alteração: a final será realizada na manhã de uma sexta-feira, fato nunca ocorrido em torneios WTA. Isso porque as competições de tênis no Rio de Janeiro já começam no dia 6 de agosto.

Atual campeã, a pernambucana Teliana Pereira participou da coletiva e é novamente presença garantida na chave principal do torneio. Melhor tenista de simples do país, ela tentará defender o título, conquistado no saibro do Costão do Santinho, nas quadras rápidas da FCT, que volta a ser sede do torneio neste ano.

Dona da 86ª posição do ranking WTA, a brasileira ainda não sabe quem poderá enfrentar em busca do bicampeonato. A lista completa com as jogadoras será definida no dia 21 de junho, duas semanas após a definição da lista de entrada direta dos Jogos Olímpicos Rio-2016, que será definida a partir do ranking divulgado no dia 6 de junho, ao fim de Roland Garros.

A chave principal do Brasil Tennis Cup terá 32 tenistas em simples e em duplas. Na modalidade individual, 22 tenistas entram diretamente, seis por meio do qualifying e outras quatro por convites da organização, os chamados “wildcards”. A chave classificatória, por sua vez, será anunciada em 12 de julho, um dia após o limite para inscrições. Ao todo, serão 20 tenistas com entrada direta e quatro convidadas.

Realizado pela primeira vez em 2013, a competição distribuirá novamente US$ 250 mil em prêmios. Torneio do primeiro escalão do tênis feminino mundial, ele está em sua quarta edição e já trouxe ao Brasil mais de 100 tenistas, de 37 nacionalidades. Na primeira edição, a romena Monica Niculesco consagrou-se campeã; e, em 2014, foi a vez da tcheca Klara Koukalova levantar a taça.

Da redação

Publicado em 18 de Abril de 2016 às 15:17


Notícias WTA Brasil Tennis Cup Olimpíadas Rio 2016 Teliana Pereira