Definição

Brasil repete "fórmula caipira" e São José do Rio Preto é a sede da repescagem da Copa Davis contra a Rússia

País buscará retorno ao Grupo Mundial após 10 anos novamente no Harmonia Tênis Clube, palco da vitória contra a Colômbia em abril


Parece que a elogiada organização e o público excelente que lotou as dependências do Harmonia Tênis Clube, em São José do Rio Preto, no confronto diante da Colômbia, em abril, convenceu a CBT a apostar novamente no interior paulista a fim do retorno da País à elite da Copa Davis.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Palco contra a Colômbia, Rio Preto vai ser a casa do Brasil novamente, agora, nos Playoffs contra a Rússia em setembro

Nesta sexta-feira, e entidade confirmou, em coletiva realizada durante a etapa brasileira do Grand Champions em São Paulo, que a cidade do noroeste paulista receberá o duelo contra a Rússia pelos Playoffs do Grupo Mundial entre 14 e 16 de setembro. Ao lado do presidente da CBT, Jorge Lacerda, o presidente do Harmonia, Aimar Matarazzo Ribeiro, e o diretor de Esportes do Clube, Samir Al Assal, participaram do evento.

Para receber o confronto, o Harmonia terá de ampliar a capacidade das arquibancadas e aumentar a quadra que receberá as disputas. Ribeiro já avisou que o planejamento está encaminhado. Desta vez, a estrutura montada abrigará 6.300 lugares para o público e as partidas vão começar, assim como aconteceu no último mês, às 16h (horário de Brasília). 

A decisão é, de fato, surpreendente pelo fato de o Brasil nunca ter jogado no mesmo local (clube) em dois confrontos seguidos em casa desde, pelo menos, 1985. O próprio website da Copa Davis não dá detalhes sobre a sede dos duelos, apenas a cidade selecionada - na ocasião, o País escolheu Porto Alegre para os embates contra Colômbia e México.

Após o triunfo por 4 a 1 diante de Santiago Giraldo e Cia, o capitão brasileiro João Zwetsch, além do restante do time, elogiou bastante o acolhimento de Rio Preto com o evento e não descartou que o município voltasse a ser a casa do elenco na repescagem.

"Essa Copa Davis que Rio Preto fez foi muito boa, tivemos tudo o que precisávamos por perto. Foi impressionante o dinamismo e a vontade das pessoas da cidade, uma alegria de poder realizar um evento como esse", declarou Zwetsch na ocasião. Nesta sexta, o capitão voltou a elogiar a cidade e apenas queria que o piso fosse um pouco mais lento do que em abril.

"Os nossos jogadores gostam de jogar em altitude - [Bellucci venceu dois ATPs no saibro em altura - Gstaad/2009 e Santiago/2010, Feijão chegou na semi no Chile também em 2010]. No entanto, desta vez, estamos pedindo um pouco mais de cuidado para deixar a quadra mais lenta", declarou.

O interior de São Paulo vem recebendo muito destaque por receber os jogos da Copa Davisdesde 2008, quando o Brasil derrotou a mesma Colômbia em Sorocaba. Dois anos depois, em série válida também pelo Zonal Americano I, Thomaz Bellucci, Marcos Daniel, Marcelo Melo e Bruno Soares despacharam o Uruguai em Bauru. Não é à toa que cinco dos seis melhores atletas dos País são naturais do interior do estado.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Bellucci e Cia terão a chance de levar o País à elite da Copa Davis após 10 anos de ostracismo
O duelo de setembro promete ter um gostinho de vingança contra os russos, já que, em 2011, o time brasileiro foi derrotado exatamente pelos europeus nos Playoffs por 3 a 2, jogando em Kazan. Thomaz Bellucci ficou muito próximo de selar a classificação do Brasil ao ter dois match-points no jogo contra Mikhail Youzhny (quarto jogo da série), porém tomou a virada e a vaga escapou por pouco.

O Brasil não disputa a divisão de elite da Davis desde 2003, quando Guga e Cia perderam para o Canadá por 3 a 2 na repescagem, fora de casa. No ano seguinte, os principais tenistas do País (Guga também) realizaram um boicote contra o ex-presidente da CBT, Nelson Nastás, pelos esquemas de corrupção na gestão do tênis nacional.

Dessa forma, o Brasil foi parar no Zonal Americano II do torneio, o equivalente à terceira divisão. No entanto, com a entrada de Jorge Lacerda, atual presidente, o time voltou a ficar completo e, desde 2006, o time tupiniquim bate na trave nos Playoffs - Suécia (2006), Áustria (2007), Croácia (2008), Equador (2009), Índia (2010) e Rússia (2011).

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Brasil divulga sede do confronto contra a Rússia pelos Playoffs da Copa Davis nesta sexta-feira

Bellucciaprova sorteio e crê em retorno do Brasil à elite da Copa Davis: "Agora é a nossa vez"

Brasil reencontra Rússia nos Playoffs e joga em casa para voltar à elite da Copa Davis

ITF define cabeças de chave e Brasil pode enfrentar Suíça de Federer nos Playoffs da Copa Davis

Titular pela 1ª vez, Feijão abre confronto na Davis diante de Giraldo em Rio Preto

Capitão brasileiro aponta saques de Bellucci Feijão como aliados para duelo contra a Colômbia na Davis

Com desfalque dos tops, Federer é a grande atração da 1ª rodada "esvaziada" na Copa Davis

ESPECIAL:Rumo ao interior - À procura de um esporte que represente o ideal da casa, São José do Rio Preto, no noroeste paulista, se apoia no tênis como divisor de águas após o direito de receber a Copa Davis. Com o maior projeto social da modalidade em mãos, o Harmonia Tênis Clube sonha grande e quer fazer da cidade uma referência do tênis nacional  (Confira!)

Matheus Martins Fontes

Publicado em 11 de Maio de 2012 às 09:21


Notícias