Competição

Brasil conhece rival nos Playoffs do Grupo Mundial nesta terça-feira

Meninas brasileiras voltam a disputar a repescagem depois de 10 anos após conquistar o Zonal das Américas no final de semana


São Paulo (Brasil) – Após 10 anos de espera, as mulheres do Brasil estão de volta a um Playoff do Grupo Mundial da Fed Cup. Com campanha irretocável no Zonal Americano em Lambaré, na última semana, com quatro vitórias (sobre Equador, Bahamas, Colômbia e Paraguai) e nenhum ponto perdido, o time de Carla Tiene voltará às quadras em abril para disputar uma vaga na espécie de segunda divisão do torneio entre países.

Brasil não perdeu um ponto sequer em sua campanha no Zonal e volta a jogar os Playoffs do Grupo Mundial

Em 2004, a mesma Carla Tiene estava em ação nas quadras de saibro do Paineiras do Morumby, em São Paulo, junto com o Bruna Colósio e Maria Fernanda Alves na série contra a Croácia. Na época, o Grupo Mundial da Fed Cup tinha um total de 16 nações.

A partir de 2005, o Grupo Mundial dividiu-se em duas divisões (oito países no Grupo Mundial I e outras oito no II) e a derrota por 3 a 1 diante das croatas manteve o país no Zonal (equivalente à terceira divisão).

No ano passado, o Brasil chegou muito perto de disputar a repescagem. As brasileiras chegaram à decisão do Zonal em Medellín, mas acabaram derrotadas pelo Canadá, de Eugenie Bouchard, por 2 a 1.

Paula Gonçalves foi um dos destaques do Brasil no Zonal Americano

Agora, o Brasil aguarda o sorteio da Federação Internacional de Tênis (ITF) na próxima terça-feira (a partir das 9h no horário de Brasília) para ver quem enfrentará em abril.

Em pauta, Teliana Pereira, Paula Gonçalves, Laura Pigossi e Gabriela Cé podem cruzar com a Sérvia, de Ana Ivanovic e Jelena Jankovic, a Suécia, de Sofia Arvidsson e Johanna Larsson, a Suíça, Stefanie Voegele e a jovem Belinda Bencic, ou o Japão, de Kimiko Date-Krumm, Kurumi Nara e Misaki Doi.

A equipe verde-amarela não enfrentou esses países desde 1995 (quando a Fed Cup adotou o formato de confrontos alternados dentro e fora de casa), por isso haverá a necessidade de sorteio para definir o palco da eliminatória.

Suíça, Japão, Sérvia e Suécia se juntam a Brasil (campeão do Zonal das Américas), Tailândia (Zonal Ásia/Oceania),Romênia e Holanda (Zonal Europa/África) para os Playoffs nos dias 19 e 20 de abril.

Da redação

Publicado em 10 de Fevereiro de 2014 às 12:04


Notícias Brasil Fed Cup sorteio Playoffs Grupo Mundial feminino