Péssima Notícia

Brasil cai no ranking, não é cabeça na repescagem e entra na mira de Nadal e Federer na Copa Davis

Podemos enfrentar times fortes em setembro, como Espanha e Suíça, mas, por outro lado, temos ótimas chances de sermos mandantes em setembro


Marcelo Ruschel/POA Press
Thomaz Bellucci e Cia não tiveram sorte e caíram no ranking dessa segunda-feira
O Brasil não teve uma boa notícia nessa segunda-feira com a atualização do ranking mundial da Copa Davis. Assim como tínhamos alertado, o time de Thomaz Bellucci e Cia tinha a chance de não ser cabeça de chave nos Playoffs do Grupo Mundial entre 13 e 15 de setembro e o pior aconteceu - caímos da 15ª para a 17ª posição da lista e ficamos de fora do grupo dos oito favoritos.

O que isso significa? Que estamos na mira de rivais fortíssimos que perderam na primeira rodada em fevereiro como a Espanha de Rafael Nadal e David Ferrer, a Suíça de Roger Federer e Stanislas Wawrinka, a Austrália, que pode escolher uma superfície rápida para nos enfrentar, dentre outras nações tradicionais para permanecermos na elite do torneio.

O sorteio para a definição dos confrontos da repescagem será realizado na quarta-feira, dia 10, a partir de 7 horas da manhã (horário de Brasília). Os oito cabeças de chave são Espanha, Áustria, Croácia, Suíça, Alemanha, Austrália, Bélgica e Japão. Esses três últimos foram os responsáveis por tirar o Brasil da lista dos favoritos após vencerem seus duelos pelo Zonal nesse último final de semana.

Wagner Carmo/Inovafoto
Espanha de Nadal entra no caminho do Brasil na repescagem da Copa Davis
Mesmo que o cenário tenha se complicado ao ficar na mira de potências fortíssimas, a equipe de João Zwetsch tem grandes chances de jogar como mandante. Contra Espanha, Áustria, Croácia e Suíça, o duelo seria necessariamente em território tupiniquim.

A Austrália, que nos bateu na semifinal de 2000 na grama de Brisbane, e a Alemanha são as opções para um confronto fora de casa, enquanto que se cairmos contra a Bélgica ou o Japão haverá a necessidade de um sorteio.

Ao lado de Brasil na condição de "franco atiradores", os outros sete países são Colômbia, Equador, Israel, Grã-Bretanha, Holanda, Polônia e Ucrânia. O grupo verde-amarelo acabou perdendo na estreia do Grupo Mundial para os EUA por 3 a 2 em confronto realizado em Jacksonville.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Número 1 do mundo, Djokovic abre contra John Isner as quartas de final da Copa Davis

Herói em 2012, Radek Stepanek é poupado do 1º dia das quartas de final da Copa Davis

"Não é fácil manter o nível alto aos 31 anos", confessa o experiente David Ferrer

Tsonga diz não entender ausências de Federer Del Potro na Copa Davis e exalta torneio: "é o mais importante"

+Federer defende título em Madri com chave fortíssima na companhia de Nadal Djokovic

+Tcheco Radek Stepanek se diz melhor do pescoço após cirurgia e vai jogar as quartas daCopa Davis

Djokovic exalta aprendizado durante era Federer/Nadal e revela segredo do sucesso: "o mental é o mais importante"

Djokovic pode ter Del Potro novamente pelo caminho em busca do tetra no Masters 1000 de Miami

+Jornal americano revela que Djokovic e Cia sabem pouco das regras do tênis

ESPECIAL: Missão cumprida - Após nove anos de espera, o Brasil retorna ao Grupo Mundial da Copa Davis em grande estilo com vitória sobre a Rússia em São José do Rio Preto e já estipula maiores objetivos para poder competir com as melhores equipes do mundo a partir de 2013  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 8 de Abril de 2013 às 07:45


Notícias