Vamos acreditar!

Bellucci reconhece páreo duro contra a Alemanha na Copa Davis, mas confia: "podemos surpreender"

Brasil duela, fora de casa, contra os germânicos buscando se manter na elite do torneio e canhoto admite que grupo tem reais chances de vencer


Após a participação no programa "Encontro" de Fátima Bernardes", nessa quarta-feira, o paulista Thomaz Bellucci embarca para a Europa a fim de disputar uma série de torneios no saibro até Roland Garros. Mas o assunto em tona de hoje foi o sorteio realizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), o qual definiu que o Brasil enfrentará a Alemanha, fora de casa, para permanecer no Grupo Mundial da Copa Davis em 2014.

Marcelo Ruschel/POA Press
Bellucci reconheceu que sorteio não favoreceu Brasil nos Playoffs da Davis, mas crê em vitória fora de casa
O País tinha 50% de chances para ser mandante na repescagem que acontece entre 13 e 15 de setembro e, mesmo que tenha escapado de seleções fortíssimas como Espanha de Rafael Nadal e Suíça de Roger Federer, o time de João Zwetsch tem pela frente os alemães, que contêm sete jogadores no top 100 e seu principal jogador, o experiente Tommy Haas, vem em ótima forma em 2013.

Bellucci reconheceu que a parada é duríssima, no entanto crê que a qualidade do grupo brasileiro no revés por 3 a 2 diante dos EUA, depois de estar perdendo por 2 a 0, deu confiança para os jogadores confiarem na vitória mesmo em território inimigo.

"Pegamos um confronto muito difícil. Playoff é assim mesmo, não tem confronto fácil. Mas tenho certeza que mesmo na casa deles podemos surpreender e conseguir a vaga para o Grupo Mundial novamente", disse o número 1 do Brasil e 40º do mundo.

Este será o sexto encontro entre Brasil e Alemanha pela Copa Davis. No retrospecto, os alemães levam vantagem de 3 a 2, mas o último encontro aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 com vitória para o Brasil de Jaime Oncins, Luiz Mattar, Fernando Roese e Cássio Mota. Nem a presença de Boris Becker foi o bastante para nos baterem na primeira rodada do Grupo Mundial daquele ano.

O palco e a superfície do encontro serão definidos nas próximas semanas, sendo que Zwetsch tem até 3 de setembro para selecionar seus comandados para a viagem até a Alemanha.  Quanto ao desempenho individual, Bellucci foca agora em uma sequência de seis eventos, começando por Monte Carlo. Depois, ele joga Barcelona, Munique, Madri, Roma e Roland Garros. Caso os resultados não sejam o esperado, Thomaz jogará o ATP de Nice, na semana anterior ao Grand Slam francês, assim como o fez em 2012.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Brasil escapa de Espanha e Suíça, mas encara Alemanha fora de casa para ficar na elite da Copa Davis

Brasil cai no ranking, não é cabeça na repescagem e entra na mira de Nadal e Federer naCopa Davis

Número 1 do mundo, Djokovic abre contra John Isner as quartas de final da Copa Davis

Herói em 2012, Radek Stepanek é poupado do 1º dia das quartas de final da Copa Davis

"Não é fácil manter o nível alto aos 31 anos", confessa o experiente David Ferrer

Tsonga diz não entender ausências de Federer Del Potro na Copa Davis e exalta torneio: "é o mais importante"

+Federer defende título em Madri com chave fortíssima na companhia de Nadal Djokovic

+Jornal americano revela que Djokovic e Cia sabem pouco das regras do tênis

ESPECIAL: Missão cumprida - Após nove anos de espera, o Brasil retorna ao Grupo Mundial da Copa Davis em grande estilo com vitória sobre a Rússia em São José do Rio Preto e já estipula maiores objetivos para poder competir com as melhores equipes do mundo a partir de 2013  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 10 de Abril de 2013 às 12:14


Notícias