Ele Voltou!

Após oito anos, Rafael Nadal acerta vinda para São Paulo e tentará bi do Brasil Open

Espanhol disputa seu 1º torneio oficial em 6 meses, já que se recuperava de uma lesão no joelho; com 18 anos, Rafa foi campeão na Costa do Sauípe


Se Roger Federer veio ao Brasil no final de 2012 para uma série de exibições, agora, em fevereiro, a cidade de São Paulo pode comemorar a vinda de mais um mito sagrado do tênis. Na manhã dessa terça-feira, foi confirmada a presença do espanhol Rafael Nadal, heptacampeão de Roland Garros e número 4 do ranking, para a segunda edição do ATP no Ginásio do Ibirapuera.

João Pires/Fotojump
Em 2005, Nadal, jovem com 18 anos, conquistava o Brasil Open e rumava para o primeiro título em Roland Garros
Nadal não joga uma partida oficial desde junho do ano passado, quando foi eliminado na segunda rodada de Wimbledon. Logo depois, foi constatado que o atleta de 26 anos sofre de Síndrome de Hoffa, uma inflamação no tendão patelar do joelho esquerdo e, dessa forma, Nadal se retirou das quadras por tempo indeterminado a fim de se recuperar totalmente.

Com isso, ele acabou perdendo competições importantes do calendário mundial, como as Olimpíadas de Londres (onde seria o porta-bandeira da Espanha na cerimônia de abertura), o US Open, o ATP Finals e a Copa Davis. Rafa havia marcado anteriormente seu retorno para a exibição em Abu Dhabi, no fial de dezembro, para depois jogar o ATP de Doha e, finalmente, o Australian Open. Porém, Nadal decidiu se poupar alegando uma intoxicação alimentar.

Assim, a esperança é que o jogador viesse competir na América do Sul após ele ter assegurado sua presença no ATP 500 de Acapulco, no fim de fevereiro, e duas semanas depois do Brasil Open. Chile (ATP de Viña Del Mar) e Argentina (ATP de Buenos Aires) brigavam por fora com o Brasil para trazer o jogador de Manacor.

E quem imagina que é a primeira vez de Nadal no torneio brasileiro se engana. Em 2005, ainda jovem com 18 anos, o "Touro Miúra" se sagrou campeão na Costa do Sauípe, batendo o compatriota Alberto Martin na decisão. Quatro meses depois, Rafa conquistava seu primeiro título em Roland Garros e entrava de vez na concorrência com Roger Federer pela hegemonia do circuito.

O canhoto assumiu a liderança do ranking mundial em agosto de 2008, onde permaneceu até junho de 2009. Depois reassumiu a primeira posição de junho de 2010 a junho de 2011. Ao todo são 50 títulos de simples, entre eles 11 Grand Slams -  além do hepta de Roland Garros (2005, 06, 07, 08, 10, 11 e 12), há o bicampeonato de Wimbledon (2008 e 10), US Open (2010) e Australian Open (2009).

Com a presença de Nadal, o Brasil Open 2013 terá quatro jogadores entre os 20 melhores do ranking da ATP. Além de Nadal (4º), seu compatriota Nicolas Almagro é o segundo mais bem colocado, na 11ª posição. O argentino Juan Monaco e o suíço Stanislas Wawrinka também fazem parte do seleto grupo dos Top 20.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Com infecção estomacal, Nadal desiste de exibição em Abu Dhabi e adia retorno às quadras

Nadal confirma presença em novo torneio no saibro e busca o octa no ATP 500 de Barcelona

Nadal se diz emocionado por volta às quadras e considera exibição em Abu Dhabi "um teste decisivo"

ATP de Viña del Mar prepara oferta de R$2,5 milhões para trazer Rafael Nadal em 2013

Empolgado, Nadal confirma retorno às quadras na exibição em Abu Dhabi

Nadal "descarta" chances de título na Austrália e mantém foco na defesa do reinado emRoland Garros

Inspirado em "Rocky", Nadal avisa que retorno às quadras está próximo

Nadal se apoia em vídeo motivacional para superar lesão no joelho e voltar com tudo em 2013

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Da redação

Publicado em 15 de Janeiro de 2013 às 06:17


Notícias