Amuleto

Após entrada no Hall da Fama do tênis, Guga lidera tentativa de trazer ATP Finals ao Brasil

Ex-tenista é padrinho do projeto de sediar o torneio a partir de 2014 no Rio de Janeiro e viajará a Miami para discussão com dirigentes neste mês


Ron C Angle (TPL)
Guga foi oficialmente integrado ao Hall da Fama do tênis nesta quinta-feira em cerimônia em São Paulo
Nesta quinta-feira, Gustavo Kuerten foi anunciado oficialmente para o Hall da Fama Internacional de Tênis em evento na cidade de São Paulo. Ao lado de Thomaz Koch e Maria Esther Bueno, essa última a outra brasileira que faz parte do seleto grupo que fica localizado em Rhode Island, nos EUA, o ex-tenista catarinense recebeu as honrarias por representantes da entidade, que saudaram Guga como um ídolo humanitário.

"Rei do saibro,Guga foi um dos jogadores mais populares de sua época, e alcançou um enorme sucesso durante um tempo, quando alguns dos maiores jogadores da história estavam ativos, incluindo os membros do Hall da Fama Andre Agassi, Pete Sampras, e Michael Chang", declarou o presidente do Museu e Hall da Fama do Tênis, Christopher Clouser.

Em sua carreira como profissional, que começou em 1995, Guga venceu 28 títulos no total (20 em simples 8 de duplas), incluindo o tricampeonato de Roland Garros, e liderou o ranking da ATP por 43 semanas entre 2000 e 2001. Há quatro anos, Kuerten se aposentou do tênis por conta de uma lesão crônica no quadril e se dedicou ao Instituto Guga Kuerten, situado em Florianópolis.


Reprodução/Site Oficial Hall da Fama do Tênis
Antes da sua indicação, Maria Esther Bueno era a única representante do país no Hall da Fama do Tênis desde 1978. Além de Guga, a turma de 2012, que será apresentada no dia 14 de julho, também conta com o espanhol Manuel Orantes, campeão do US Open em 1975, que entra na categoria jogador master.

O "manezinho da ilha" também aproveitou a coletiva de imprensa dessa quinta, onde se emocionou com a homenagem do Hall da Fama por sua carreira, para confirmar apadrinhar o projeto do Rio de Janeiro sediar o ATP Finals a partir de 2014.

Nos próximos dias, Guga viajará para Miami, onde será realizado o segundo Masters 1000 da temporada e se reunirá com os dirigentes da ATP para tentar convencê-los de aceitar a realização do evento no Brasil. O Finals é a última competição regular da temporada e reúne os oito melhores jogadores de uma temporada. Atualmente, ela acontece na O2 Arena, em Londres, e cumprirá o contrato até 2013.

No final de 2011, o governador do Rio, Sérgio Cabral, viajou à capital inglesa a fim de mostrar o interesse da "Cidade Maravilhosa" em abrigar a competição pela 1ª vez na América do Sul entre 2013 e 2015. A conquista do direito a sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016 seriam fortes argumentos para que o Rio consiga esse feito.


Mais notícias sobre Gustavo Kuerten...

+ Emocionado, Guga dedica entrada no Hall da Fama do tênis ao seu pai

Filha de Guga nasce em Florianópolis

Guga defende sua invencibilidade em exibições contra Del Potro nessa segunda-feira no Uruguai

Guga se impressiona com nível de Del Potro na Davis e já ''teme'' duelo em 2012

Guga se empolga com duelo contra Federer e já tem plano: "Para ganhar dele, é bom treinar já"

Guga cita Espanha como exemplo e planeja povoar top100 com projeto ao lado de Larri

Guga se empolga com indicação para o Hall da Fama e sonha com aprovação

ESPECIAL: protagonista narra sua história - Em comemoração aos 10 anos do tricampeonato de Gustavo Kuerten em Roland Garros, a Revista TÊNIS preparou um especial com relatos da conquista e depoimentos exclusivos do tenista que mudou a maneira de se jogar no saibro (Confira!)

Da redação

Publicado em 8 de Março de 2012 às 11:29


Notícias