Queda livre

Após encerrar temporada, Del Potro começará 2011 fora do top200

Argentino terá 980 pontos descontados no ranking pelas oitavas em Paris e final do ATP Finals em 2009


Ron C Angle
Del Potro sairá do top200 no início de 2011
Não há nada que esteja ruim que não possa piorar. Parece que esse é o ditado que anda perseguindo o argentino Juan Martin Del Potro em 2010. O jogador natural de Tandil teve que se submeter a uma cirurgia no pulso direito, que o incomodava desde janeiro, e acabou perdendo nove meses de sua temporada. Tentou voltar na gira asiática de torneios em setembro, mas duas derrotas nas estreias de Bangkok e Tóquio fizeram com que o ex-top4 voltasse ao seu país a fim de se preparar melhor para as últimas competições do ano.

Mas, na última sexta-feira, o jogador de 22 anos surpreendeu com a decisão de encerrar a temporada, a fim de estar no auge de sua forma física para o ano que vem. Porém, se a decisão não prejudica muito a condição do atual do atleta, afetará diretamente sua situação no ranking até o final da temporada.

Com 980 pontos a serem descontados, referentes às oitavas-de-final no Masters 1000 de Paris e a final do ATP Finals do ano passado, Del Potrosofrerá uma enorme queda na lista, inclusive, saindo do grupo dos 200 melhores tenistas do mundo.

O campeão do US Open de 2009, no entanto, poderá jogar as principais competições do circuito no começo da próxima temporada, já que disponibilizará do ranking protegido (jogador que ficou, pelo menos, seis meses afastado por contusão, poderá usar desse recurso pelo período de nove meses ou oito torneios). Mas, o artefato não vale para efeito de determinação de cabeça-de-chave, ou seja, o argentino de 1,98m poderá ter um duelo contra Federer ou Nadal, por exemplo, logo na primeira rodada de algum evento.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Com presença de Embaixador do Chipre na Rússia, Baghdatis vai à semi em Moscou

+ Com derrota no Chile, Feijão adia entrada no top100

+ Del Potro volta atrás, desiste de Viena e encerra temporada

+ Parceiros de treino, Daniel revela que Tiago Fernandes pode ser top50

+ Perto de sua volta, Nalbandian quer Grand Slam e Copa Davis

ESPECIAL:Terra de gigantes- Us Open 2009 terminou com a volta triunfal de Clijsters e a ascensão de Juan Martin Del Potro (Confira!)

Da redação

Publicado em 25 de Outubro de 2010 às 08:55


Notícias