Classificação

Após Austrália, Djokovic fica a menos de 100 pontos de Federer no ranking

Em lista desta segunda, Nadal mantém confortável vantagem sobre adversários; Bellucci saiu do top30 após fraca campanha em Melbourne


Divulgação
Mesmo não tendo subido, Djokovic foi destaque na lista e encostou em Federer
Da mesma forma que a lista feminina andou agitada nesta segunda-feira, o ranking masculino apresentou algumas particularidades após o primeiro Grand Slam da temporada, na Austrália. O campeão Novak Djokovic manteve-se como terceiro melhor jogador da atualidade, porém ficou muito próximo do suíço Roger Federer, vice-líder e que não defendeu o título em 2010.

Nole apareceu com 7880 pontos, 85 a menos do que o suíço e os dois prometem brigar pelo posto nos primeiros eventos Masters 1000 da temporada, em Indian Wells e Miami. Ambos travaram uma acirrada disputa no ano passado quando chegaram a alternar posições no segundo semestre, porém o dono de 16 Grand Slams realizou um melhor final de ano, vencendo inclusive a ATP Finals de Londres. Enquanto isso, a liderança segue tranquila nas mãos do espanhol Rafael Nadal, quadrifinalista no Major australiano, com 12.390 pontos, com uma vantagem superior a 4000 pontos, equivalente a mais de dois Majors.

Divulgação
Federer foi eliminado em Melbourne por Djokovic e já vê ameaçada a vice-liderança
Até os principais torneios do saibro europeu, onde incluem os títulos de Monte Carlo, Roma, Madri e Roland Garros, Nadal pode ver aumentar sua vantagem em relação aos seus concorrentes, já que defende 360 pontos em cada evento da série 1000 jogado sobre o piso rápido, no mês de março. O sueco Robin Soderling continua em quarto lugar, seguido do britânico Andy Murray, finalista em Melbourne. Semifinalista na Austrália, David Ferrer subiu um degrau e estacionou em sexto lugar, à frente de Tomas Berdych, Andy Roddick e Fernando Verdasco. Quem aparece pela primeira vez no top10 é o austríaco Jurgen Melzer.

Divulgação
Jovem Fernando Romboli foi o grande destaque brasileiro no ranking desta segunda
Por sua vez, o Brasil continua com três jogadores no seleto grupo dos 100 melhores do mundo. Thomaz Bellucci caiu uma posição e deixou o top30, aparecendo em 31º lugar depois de fraca campanha nos torneios da Oceania. Ricardo Mello manteve-se em 77º e, mesmo eliminado na estreia dos dois eventos que disputou, o gaúcho Marcos Daniel aproveitou queda de outros adversários e está em 91º. João Olavo Souza, o Feijão, aparece em 111º, seguido de Rogério Dutra da Silva, em 161º.

O destaque positivo do país ficou em cargo do jovem Fernando Romboli, que furou pela primeira vez o top250 na carreira, chegando à 245ª posição após o vice-campeonato do Challenger de Bucaramanga, na Colômbia. Vice-campeão do Aberto de São Paulo, o paulista Rafael Camilo entrou pela primeira vez no top300, chegando ao 287º posto.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Capitão sérvio da Davis acredita que Djokovic pode ser número um em 2011
+ Chateado, Ferrer revela: "Será difícil dormir depois de uma chance dessas"

+ Conhecido pelas "viajadas", Murray esqueceu o placar durante vitória contra Ferrer
+ Daniel desiste e Feijão herda vaga para a chave do ATP de Santiago

+ Ferrer elogia Nadal e diz que amigo pode vencer próximos quatro Grand Slams



ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 31 de Janeiro de 2011 às 10:49


Notícias