Prêmio

Acostumado com títulos, Guga é homenageado em Buenos Aires

Catarinense também recebeu prêmio da Fundação Konex, pelo grande desempenho na primeira década dos anos 2000


Divulgação
Guga ao lado da ex-tenista Gabriela Sabatini em evento na capital argentina; catarinense levou dois prêmios para casa
O brasileiro Gustavo Kuerten provou na noite da última segunda-feira que é uma verdadeira unanimidade em todo o mundo. Em Buenos Aires, o ex-número um do mundo participou de uma solenidade na capital argentina, onde recebeu dois prêmios do governo local.

Primeiramente, o catarinense recebeu o certificado e a medalha de Visitante de Honra da Cidade de Buenos Aires. O prêmio foi concedido pelas autoridades argentinas, que justificaram a entrega ao brasileiro pelo grande compromisso social exercido pelo tricampeão de Roland Garros. Não o bastante, Guga foi mais uma vez o centro das atenções no evento, ao voltar ao palco para receber o Prêmio Konex. Criado em 1980, o título é entregue anualmente para dez categorias que envolvem desde cultura, comunicação, artes até o âmbito esportivo e que somente volta a se repetir na década seguinte.

O maior tenista brasileiro foi condecorado com o Prêmio Konex Mercosul, uma premiação especial, que prestigiou o melhor esportista do período entre 2000 e 2009. Guga recebeu o "troféu" das mãos do presidente da Fundação Konex, Luis Ovsejevich, e da ex-tenista argentina Gabriela Sabatini, que foi presidenta do júri responsável pela seleção dos campeões. A premiação que acontece a cada dois anos destinou-se pela primeira vez a um brasileiro em 2002, quando o extraordinário arquiteto Oscar Niemeyer ficou com o "caneco". O último brasuca a conquistar a homenagem foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, há dois anos.

Após receber o prêmio das mãos da musa argentina, Guga agradeceu pela homenagem e não poupou elogios ao povo argentino. "É uma grande honra para mim receber esse Prêmio, principalmente porque na Argentina o tênis tem uma grande importância. Cresci admirando e aprendi muito com os tenistas argentinos", declarou o "manézinho da Ilha". Durante a cerimônia, Guga aproveitou para brincar um pouco com David Nalbandian, premiado entre os tenistas, e afirmou que a rivalidade entre os dois países no tênis é muito diferente do que acontece nos campos. "Nalbandian me tirou um Roland Garros (brasileiro foi derrotado pelo argentino nas quartas, em 2004, após ter vencido o líder Roger Federer na época). Mas nossas torcidas vibram com todos os tenistas do Mercosul", concluiu Guga, que no próximo dia 11 de dezembro, jogará uma partida de exibição contra André Agassi no Rio de Janeiro.

Mais notícias sobre Gustavo Kuerten...

+ Duelo entre Guga e Agassi promoverá tênis nas comunidades do Rio

+ Em noite de gala no Real Madri, Kaká tira foto com Nadal e propõe desafio a Guga e Meligeni

+ Show de Frejat abrirá duelo de Guga e Agassi no Rio de Janeiro

+ Guga faz a alegria da garotada em comemoração antecipada do "Dia das Crianças"
+ Em entrevista no Rio, Guga afirma que time brasileiro da Davis é "imprevisível"


ESPECIAL:Merci, Guga! - A despedida de Gustavo Kuerten em Roland Garros teve de tudo. Lágrimas contidas, ola, ovação, homenagens, festa, uma tentativa de discurso em francês e até mesmo um belo jogo de tênis (Confira!)

Da redação

Publicado em 16 de Novembro de 2010 às 07:18


Notícias