ATP World Tour
Russo derrotou Novak Djokovic para fazer história na capital francesa
Foto: Divulgação/RolexPMasters
O russo Karen Khachanov levantou neste domingo o mais importante título de sua carreira no Masters 1000 de Paris, na França. Tenista de 22 anos, ele bateu o sérvio Novak Djokovic com parciais de 7/5 e 6/4 para se sagrar campeão e interromper a sequência de 22 vitórias seguidas do adversário.
Leia mais:
+ Guia Next Gen Finals: regras, tenistas confirmados e como assistir na TV
Muitos fãs de tênis, entretanto, podem pouco conhecer sobre a vida e a carreira do campeão do dia, que alcançará o 11º lugar do ranking da ATP na próxima atualização da lista, marcada para a próxima segunda-feira (5).
Confira cinco curiosidades sobre Karen Khachanov:
A conquista no torneio francês deu a Khachanov o quarto título de sua carreira. Antes, ele já havia sido campeão em três torneios da categoria ATP 250. O primeiro foi em Chengdu, em 2017, após vitória sobre o espanhol Albert Ramos-Vinolas por 6–7(4–7), 7–6(7–3), 6–3. Nesta temporada, ele ficou com o caneco em Marselha (vitória sobre Lucas Pouille por 7–5, 3–6, 7–5) e em Moscou (duplo 6/2 em Adrian Mannarino). Os dois títulos anteriores em 2018, assim como o deste domingo, foram em quadras rápidas indoor, piso preferido do natural de Moscou ao lado do saibro.
Visualizar esta foto no Instagram.Davis Cup team Russia🇷🇺🎾👊🏻!//Сборная России по Кубку Дэвиса!@daviscuptennis
Campeão neste domingo, Khachanov é o mais experiente do trio de jovens russos que vem aparecendo no circuito nas últimas temporadas. Na primeira edição do NextGen Finals, em 2017, ele estava ao lado de Daniil Medvedev e de Andrey Rublev na disputa. Dois de seus melhores amigos no circuito, Medvedev e Rublev são também nomes constantes do Time Rússia na Copa Davis.
Durante o US Open deste ano, mais especificamente no duelo com o espanhol Rafael Nadal, Khachanov foi visto pela primeira vez por uma série de fãs de tênis. Alguns, inclusive, apontaram a semelhança do russo com o ator australiano Liam Hemsworth, conhecido pela atuação nos filmes da saga 'Jogos Vorazes'.
There's A Tennis Player Who Looks Like Liam Hemsworth And I Need To Talk About It https://t.co/HAW74wc55q
— BuzzFeed (@BuzzFeed) September 4, 2018
A comparação rendeu inclusive um post no Buzzfeed americano, no qual o autor brinca com a aparência de Karen, sugerindo uma possibilidade dele ser o quarto irmão da família Hemsworth, que conta também com Chris Hemsworth, o Thor do universo cinematográfico da Marvel. Khachanov já brincou sobre o tema em seu perfil no Instagram. Confira:
Karen tem como maiores referências o argentino Juan Martin del Potro e o seu compatriota Marat Safin. Em vídeo publicado pelo canal da ATP no Youtube (veja abaixo), ele tece elogios a Safin.
“Ele era um dos meus jogadores favoritos quando eu estava crescendo. Eu sempre buscava assistir seus jogos e tentava imitá-lo quando eu era mais jovem. Nos vimos pela primeira vez quando eu tinha 16 ou 17 anos, durante uma exibição em Helsínquia e desde então começamos a nos conhecer melhor. Ele era um jogador carismático em quadra, sempre sabia o que fazer. Seu backhand, o saque, e, bem, todos seus golpes, eram potentes", declarou.
Karen gosta de exercitar sua mente no tempo livre. Segundo o site da ATP, ele é um grande fã do jogo de xadrez e gosta de ler os romances romanos clássicos entre um jogo e outro. O jovem russo estuda à distância de olho no diploma em educação física pela Universidade de Moscou. "A educação é sempre importante e depois que eu terminei o ensino médio, eu tentei estar na universidade tanto quanto eu podia. Agora, eu estudo online", disse.
Khachanov gosta também de acompanhar (e disputar) outros esportes. Seus atletas preferidos são LeBron James, Conor McGregor e Cristiano Ronaldo, enquanto suas equipes prediletas são o Real Madrid e o Miami Heat. Em seu Instagram, ele faz questão de mostrar seu amor pelo futebol, incluindo mensagens de apoio para a seleção russa durante a Copa do Mundo de 2018 e um registro de uma visita ao Camp Nou para assistir o El Clásico. (foto abaixo). Quanto ao basquete, Karen já declarou que tentaria ser um jogador profissional ou um empresário se não fosse tenista.
Publicado em 4 de Novembro de 2018 às 21:06